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Fortalecer o Cabelo e Unhas
Dicas de Beleza

Fortalecer o Cabelo e Unhas

Dão-te caráter, outorgam-te uma imagem sexy, séria ou divertida.

O cabelo pode adotar mil formas nas mãos de um cabeleireiro e tem as suas próprias necessidades alimentares. Para além de o lavar com um champô adequado, podes ainda fortalecer o teu cabelo através do consumo de alguns ingredientes à refeição.
 
As tuas unhas também revelam alguns dados sobre a tua condição física.
Fortalece e protege o teu cabelo

O cabelo necessita sobretudo, de proteção. Para isso precisa de uma proteína: a queratina. Porém, uma alimentação pouco variada ou pobre em proteínas, vitaminas e minerais faz com que a queratinização não se complete devidamente e apareçam as tão temidas pontas espigadas, cabelo quebradiço ou com falta de brilho.

O teu cabelo cresce em média cerca de 125 milímetros por ano. Se assim não for e se cai mais do que deve, é porque algo está mal e deverás tomar algumas medidas para fortalecer o cabelo.

Os períodos normais de renovação do cabelo são as mudanças de estação (a passagem do Verão ao Outono, do Outono ao Inverno). Fora destas épocas, ainda que se esteja a renovar permanentemente, observa se ao lavar a cabeça, deixas na banheira um punhado de cabelos. Se acontecer durante um longo período, deverás consultar o teu médico. Uma análise revelará que podes sofrer de uma anemia ferropénica que se pode resolver corrigindo a alimentação.

Para fortalecer o cabelo e para que a queratina do cabelo se regenere com a normalidade, necessitas de:

  1. Vitaminas
  2. Sais minerais
  3. Aminoácidos enxofrados
Os aliados para fortalecer o cabelo
  • Produtos Lácteos: os peptídeos do leite regulam o crescimento do cabelo.
  • Carne, peixe, e ovos: proporcionam as proteínas que o cabelo necessita. Se houver deficiências proteicas, o cabelo torna-se baço e sem volume, fácil de arrancar e sem brilho.
  • Nozes, ovos, amêijoas, anchovas, ostras, atum, gérmen de trigo, bebidas de soja, leguminosas: são ricos em zinco, um mineral que participa na síntese da queratina. Além disso, o zinco combinado com a vitamina B6 evita o aparecimento de caspa e a queda do cabelo.
  • Vísceras, leguminosas, carnes vermelhas e legumes de folha verde: são ricos em ferro, um mineral que revela a sua deficiência no organismo através de um cabelo débil e que cai com facilidade.
As tuas unhas mostram a tua nutrição

As unhas juntamente com o cabelo, também podem indicar que tens alguma deficiência alimentar. Se aparecerem manchas brancas e se se partirem com facilidade ou lascarem é conveniente que consultes um médico e que faças análises. É possível que tenha uma anemia ferropénica.

As tuas unhas, para luzirem sãs e bonitas necessitam de uma boa alimentação com base em alimentos ricos em vitaminas A, B e C, minerais como o cálcio, zinco e iodo, assim como proteínas.

 

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