Saboreia a Vida | Nestlé
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DIZ-ME COMO DORMES DIR-TE-EI COMO TE ALIMENTAS

Tal como a alimentação também o sono é fundamental para a vida. É durante o período de repouso que acontecem muitas das funções fisiológicas do organismo, tais como a reparação de tecidos, o crescimento, a consolidação da memória e a aprendizagem.

Recentemente tem sido possível relacionar a duração e qualidade do sono com o comportamento alimentar, tanto num sentido como no oposto. Ou seja, a alimentação influencia a forma como dormimos mas a qualidade e duração do sono interfere igualmente com as escolhas alimentares que fazemos.

Menos tempo a dormir, maior ingestão calórica

Segundo diversos estudos a privação de sono parece implicar um aumento da ingestão calórica, nomeadamente de alimentos ricos em hidratos de carbono, que ultrapassa em grande número o aumento das necessidades energéticas, provenientes do aumento da duração do estado de alerta.

A diminuição do tempo de sono relaciona-se também com a diminuição da frequência de ingestão de alimentos como fruta, vegetais, leite, entre outros.

Apesar de a preocupação com as horas de sono dever ser transversal a qualquer idade parece ser especialmente importante durante a adolescência, uma vez que durante este período a restrição do sono é habitualmente mais frequente e, em simultâneo, caracteriza-se por ser um período onde as escolhas alimentares se tornam mais independentes e se estabelecem padrões alimentares individuais.

Comer para dormir melhor?

Todos sabemos que refeições pesadas ou alguns alimentos de digestão mais difícil, ingeridos pouco tempo antes de deitar podem trazer noites difíceis.

Mas a alimentação também pode ser usada para promover uma boa noite de sono. Os alimentos que aumentam a serotonina, como é o caso do chocolate preto, banana, abacaxi, tomate, carnes magras, leite e derivados e os cereais integrais ente outros ajudam a relaxar e criam as condições ideais para um sono reparador.

Em suma, uma alimentação adequada ajuda a uma melhor qualidade de sono e uma boa noite de sono reflete-se em melhores escolhas alimentares.

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