Toma o gosto a mais sabores

Toma o gosto a mais sabores
Toma o gosto a mais sabores

A variedade é essencial a uma alimentação saudável.
Diferentes alimentos trazem diferentes nutrientes e também diferentes sabores.
Para obtermos os nutrientes nas doses certas, há que conhecer os vários sabores e aprender a gostar de tudo um pouco, para uma alimentação mais nutritiva e ainda mais saborosa.

vídeos

#TomaOGosto - Experimentar novos sabores

#TomaOGosto - 5 gostos-base

#TomaOGosto - Perceção do sabor

como sentimos os sabores

O sabor dos alimentos é detetado por sensores presentes em toda a superfície da língua.

Até hoje, foram identificados 5 gostos-base:

Doce

O sabor doce resulta da presença de hidratos de carbono e é associado à “energia”. Já nascemos a gostar de “doce” enquanto que os outros sabores devem ser aprendidos.

Salgado

O sabor salgado resulta do sal comum ou de outros sais. É percebido muito rapidamente e demora a desaparecer da boca. O interesse pelo salgado aumenta a partir do segundo semestre de vida, até atingir um pico aos 2-3 anos.

Ácido

O sabor ácido percebe-se rapidamente, podendo variar bastante em função das substâncias presentes na boca e do tipo de sabor ácido em questão.

Amargo

O sabor amargo é de percepção lenta, mas duradoura. Associado a elementos potencialmente tóxicos.

Umami

O umami, do japonês "agradavelmente saboroso", é um sabor encontrado em alimentos ricos em proteínas (queijo, carne) e em alguns vegetais, como os cogumelos.

produtos bio

Já conheces todos os produtos Bio da NESTLÉ?

Ajudar a tomar o gosto a mais sabores passa também por oferecer alimentos cuidadosamente selecionados desde a origem, mantendo o respeito pelo meio ambiente.
E é por isso que procuramos sempre aumentar a nossa oferta de produtos, para que a tua alimentação seja ainda mais variada, saborosa e saudável.

Já conheces todos os produtos Bio da NESTLÉ?