Alimentação Sustentável

Alimentação Sustentável

Alimentação Sustentável

A Alimentação Sustentável

O Programa integra nas suas atividades o tema Alimentação Sustentável, com o objetivo de promover as melhores práticas junto das crianças, que atuam quer em nome individual, quer como agentes e facilitadores da mudança junto dos mais velhos.

A Alimentação Sustentável é um tema incontornável quer no domínio da saúde que na esfera económica e social. Apesar de as pessoas estarem cientes de que os alimentos que consomem são um fator importante que afeta sua saúde, desconhecem o impacto que a produção e o consumo de alimentos têm nos recursos do mundo.

De entre os diversos temas que poderão contribuir para uma alimentação sustentável, o Programa dá destaque ao desperdício (escolha e planeamento da alimentação, transformação dos alimentos, e a sua adequabilidade do ponto de vista físico, emocional e cultural) e ao local de produção e cadeias de distribuição (conhecimento dos alimentos e locais de origem, modo de conservação e validade, e enquadramento destes conceitos e conhecimentos nas práticas do dia-a-dia). De um modo geral, estes dois sub-temas estão presentes em variadíssimas medidas e programas de atuação, de acordo com o apresentado pela Associação Portuguesa dos Nutricionistas

Medidas para uma alimentação mais saudável e sustentável dos portugueses

1. Sempre que possível compre a produtores locais

2. Prefira alimentos frescos, locais e da época

3. Tenha uma Alimentação Mediterrânea

4. Repense, Reduza, Reutilize e Recicle

5. Ajude a promover a Alimentação Saudável - Envolva-se

[APN – Programa de Sustentabilidade Alimentar https://www.apn.org.pt/ver.php?cod=0D0K]