Páscoa. Fazer trabalhos manuais com os miúdos não tem de ser aborrecido, muito pelo contrário
Datas Especiais

Trabalhos manuais na Páscoa

Basta uma pesquisa pela internet para encontrar ideias dinâmicas e divertidas, que se podem fazer com materiais que quase todos temos em casa.

Faltam só uns dias para a Páscoa e, num outro momento, os miúdos divertir-se-iam a preparar trabalhos na escola que, depois, trariam para casa para mostrar aos pais. Acontece que esta Páscoa será diferente do habitual. As férias chegaram mais cedo, as crianças passam mais tempo em casa e precisam de se distrair e, por esta altura, estão cansadas de ver desenhos animados, já leram todos aqueles livros que receberam pelo Natal e inventaram toda a espécie de jogos, mais ou menos desafiantes.

Este é também aquele momento em que os pais começam a ficar sem ideias do que podem fazer para os distraírem, principalmente porque, em alturas de férias, não há assim tantos trabalhos da escola para fazer. Mas, lá por não haver escola, não quer dizer que não se façam projetos divertidos para celebrar a Páscoa em família, e os miúdos acabam por ficar distraídos neste processo de pensar e concretizar ideias.

Claro que os pais acabam por ser encarregados da missão de encontrar os projetos mais divertidos para fazerem em conjunto, mas e quando falta a inspiração? Nada melhor do que recorrer ao Pinterest, esse mundo de ideias, para encontrar um Do It Youself (DIY) que os deixe entretidos durante, pelo menos, algumas horas. Se estiveres na dúvida, deixamos algumas sugestões de projetos que podem fazer em família.

Cesto de ovos com caixas de cereais

A caixa dos cereais do pequeno almoço pode facilmente transformar-se num cesto para ovos de chocolate. Basta perder alguns minutos a fazer uma pesquisa pelo Pinterest ou até mesmo pelo YouTube para encontrar algumas soluções criativas e que, na realidade, não só não ocupam muito tempo, como não requerem materiais elaborados.

Muitas vezes basta uma tesoura, cola e está feito. Só tens de cortar o formato do cesto, colar todos os lados, cortar outro pedaço para a alça e colar ao cesto e está pronto. Para ficar ainda mais bonito, deixa os miúdos fazerem alguns desenhos para depois colar no cesto.

Postal em forma de coelho da Páscoa

Se procuras um projeto ainda mais rápido e prático, experimenta cortar o cartão em vários pedaços para formar um coelho, colá-los todos juntos e fazer um género de postal onde podem escrever mensagens ou recordações de família sobre a Páscoa.

Podes até mesmo, simplesmente, usar uma caixa de cereais grande e cortar diretamente a forma de um coelho, e pintar nas cores que preferires. Mais simples era impossível.

Ovos decorativos

Outra coisa que podes tentar fazer é um, ou vários, ovos de cartão que podes colocar num vaso ou até mesmo num cesto, também de cartão. Só precisas de ter contigo cartão, canetas ou lápis para desenhar e pintar, tesoura, cola e um pau de gelado, por exemplo, onde o ovo vai ficar colado.

Só precisas de desenhar os ovos no cartão e, depois, deixa os miúdos divertirem-se a pintar e a decorar como mais gostarem! Quando todos os ovos estiverem prontos e secos, só tens de colar cada um deles no pau de gelado e colocá-los onde mais gostares.

Deixamos outra dica: se quiseres guardar e expor as obras de arte da família, cola um pequeno íman aos paus de gelado e coloca-os no frigorífico.

Independentemente do projeto, o mais importante é passar tempo de qualidade com os miúdos e evitar a típica ida ao supermercado para comprar algo que já está feito e que tantas outras crianças podem ter igual. Às vezes pode parecer frustrante e aborrecido, principalmente porque nem sempre estes projetos saem bem à primeira, mas como para tudo o que envolve crianças, há que ter paciência. E aproveitar ao máximo este momento em família.

 
 

também

Datas Especiais

Para comer à colher, com recheio de chocolate, cereais ou até frutas. A verdade é que os ovos de…

Datas Especiais

Uma alimentação equilibrada associada à prática de atividade física pode ajudar-nos a recuperar dos…

Datas Especiais

Da árvore aos embrulhos, Natal não tem de ser sinónimo de lixo em excesso e gastos exagerados. Já o…