Nutri-score
O
Nutri-Score
baseia-se nos
valores nutricionais do produto, por 100g ou 100ml, e tem em consideração os nutrientes e/ou ingredientes cujo consumo devemos limitar (como por exemplo: a gordura saturada, o açúcar e o sal) e os que devemos privilegiar (como é o caso da fibra e da proteína).
O resultado final reflete a relação entre estes elementos e
ajuda os consumidores a fazerem escolhas alimentares informadas e equilibradas. Os alimentos classificados com os scores
A e B
poderão ser
consumidos mais regularmente, enquanto que os classificados com D e E deverão ser
consumidos de forma mais esporádica.
O algoritmo de cálculo do Nutri-Score foi recentemente revisto tendo entrado em vigor um novo em janeiro de 2024. Uma das grandes alterações do novo algoritmo do Nutri-Score prende-se com o facto de todas as bebidas passarem a ser calculadas na categoria de cálculo “Beverages”, contrariamente ao que acontecia anteriormente em que as bebidas que continham mais de 80% de leite eram calculadas na categoria de “Food”, que apresenta um algoritmo distinto.
Com esta alteração, as Bebidas de Cereais passam a ser calculadas na categoria de cálculo “Beveragas” cuja atribuição do score A é exclusivamente para a água pura. Por este motivo, e embora as Bebidas de Cereais apresentem um perfil nutricional equilibrado, passam a ser classificadas com o score B.