Dono Obeso, Pet Obeso?
Boa forma

Dono Obeso, Pet Obeso?

A íntima ligação existente entre um animal de estimação e o seu dono, leva a que haja uma similaridade de comportamentos entre ambos.

Richard French, patologista veterinário, afirma que o excesso de peso e as doenças associadas à obesidade existentes nos donos, refletem-se cada vez mais no cão e gato de estimação.

Falta de perceção

Muitas pessoas são obesas pelo facto de não terem perceção de que o seu peso está excessivamente acima do recomendado. Uma vez que não conseguem percecionar isso em si próprias, também não são capazes de o fazer perante o seu pet.

Deste modo, inconscientemente, fornecem exageradas quantidades de comida, especialmente com um grande teor de gordura. Tal facto contribui para o ganho de peso do pet, bem como de doenças associadas. Segundo a associação americana de medicina veterinária, a obesidade é a doença relacionada com a alimentação mais prevalente nos cães e gatos. 

Baixos níveis de atividade

Outra atitude que se espelha no animal é, por vezes, o baixo nível de atividade física do dono.

Ao impedir o teu pet de se exercitar, irás contribuir para uma sensação de frustração e aborrecimento por parte do mesmo, além de não estares a estimular a saúde física do teu animal.

A atividade física exercita o tónus muscular, impede a obesidade e contribui para um bom funcionamento mental e metabólico, tanto do teu cão ou gato, como de ti mesmo.

Estilo de vida

Uma vez que a relação entre um humano e um animal de estimação pode trazer múltiplos benefícios a nível do bem-estar emocional e consequentemente físico de ambos, permite que o teu pet tenha uma vida saudável e fomenta também tu um estilo de vida que poderá trazer mais aspetos positivos à tua saúde.

Começa a alimentar-te melhor e a exercitar-te mais. E melhor do que o fazer sozinho, é fazê-lo em conjunto!

Para saberes mais sobre os benefícios da atividade física, clica aqui.

 
 

também

Boa forma

3 exercícios de Yoga facial que ajudam a reduzir as rugas (e deixam a pele mais jovem).

Boa forma

Dicas para combater o desconforto e a má circulação sanguínea

Boa forma

O que distingue e o que há de semelhante entre o Ioga e o Pilates