Tarte de maçã com leite condensado

Tarte de maçã com leite condensado

8
RÁPIDO
ECONÓMICO
FÁCIL

Ingredientes

100g açúcar

150g + 2 c. de sopa de manteiga à temperatura ambiente

1 ovo

250g farinha de trigo

500ml leite

4 gemas

20g amido de milho

2 maçãs vermelhas

1 c. chá canela

1 vagem de baunilha

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL (POR DOSE)

ENERGIA
437,7
kcal
22%1
PROTEÍNAS
7,8
g
16%1
LÍPIDOS
21,4
g
31%1
H. CARBONO
53,1
g
20%1

1 - DR - Doses de Referência para um adulto médio (8400 kJ/2000 kcal)

preparação

1. Bata o açúcar com a manteiga até obter um creme fofo e esbranquiçado. Junte o ovo e bata mais um pouco. Adicione a farinha e envolva tudo muito bem. Coloque a massa numa folha de película aderente, embrulhe e leve ao frigorífico durante 1 hora.

2. Entretanto prepare o recheio: aqueça o leite condensado com o leite num tachinho e junte a vagem e as sementes de baunilha. À parte, misture bem as gemas com o amido de milho. Retire um pouco da mistura de leite, junte às gemas e dissolva. Misture tudo novamente no tacho e deixe levantar fervura, sem parar de mexer, para engrossar. Retire a vagem de baunilha, transfira para uma tacinha e leve ao frigorífico para arrefecer.

3. Préaqueça o forno a 180ºC.

4. Unte uma forma redonda de tarte com 1 c. de sopa de manteiga. Estique a massa numa superfície enfarinhada e forre a forma. Pique a base, 4 a 5 vezes com um garfo e leve ao forno durante 20 minutos ou até ficar dourada.

5. Com a espiralizadora faça espirais de maçã largas com espessura fina. Reserve.

6. Retire a massa do forno e deixe arrefecer um pouco. Coloque o recheio de leite condensado por cima e cubra com as maçãs em forma de espiral. Pincele com 1 c. de sopa de manteiga derretida e a canela e leve ao forno até a maçã alourar.

7. Sirva com rapas de lima e folhas de hortelã.
Receitas Relacionadas