Bacalhau com Natas

Bacalhau com Natas

6
DEMORADO
CARO
DIFÍCIL

Ingredientes

4 posta bacalhau

12 batatas

3 cebolas

200g farinha

600ml leite

6 ovos

óleo q.b.

pão ralado q.b.

manteiga q.b.

sal q.b.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL (POR DOSE)

ENERGIA
651,0
kcal
33%1
PROTEÍNAS
40,7
g
81%1
LÍPIDOS
22,0
g
31%1
H. CARBONO
59,5
g
23%1

1 - DR - Doses de Referência para um adulto médio (8400 kJ/2000 kcal)

preparação

1. Cortar as batatas aos quadrinhos e reservar em água.

2. Pôr o bacalhau (já demolhado), a cozer num tacho e depois de cozido desfiá-lo, retirando todas as espinhas e pele e reservar.

3. Entretanto pode fritar as batatas que cortou aos quadradinhos, mas só até alourar, não as deixe ficar demasiado duras, coloque num pirex com rolo de papel de cozinha e reserve.

4. Cortar as cebolas às rodelas bem fininhas e colocar numa panela bastante grande, com bastante óleo (este tem que cobrir a cebola), levar ao lume, médio e deixar a cebola cozer, até que se torno mole o suficiente para se desfazer (muito importante para que depois, não sinta a cebola ao mastigar o bacalhau).

5. Juntar ao tacho das cebolas (depois de prontas, como explica, anteriormente), o bacalhau já desfiado, mexendo sempre para não torrar o fundo da panela.

6. Juntar a farinha aos poucos, mexendo sempre, para que não ganhe grumos e para que os ingredientes se envolvam bem, para se obter uma massa homogénea.

7. De seguida juntar o leite aos poucos e ter em atenção sempre que a massa comece a querer pegar no fundo da panela, deitar mais leite e mexendo sempre sem parar.

8. Deixar cozer, para que a farinha que deitou anteriormente possa cozer, poderá ter que deitar mais leite do que a quantidade que é dada na receita, porque depende de como a massa está, se ao mexer ela fizer pequenos barulhos, tipo bufar, está pronta, se tal não acontecer terá de deitar mais um pouco de leite, até que esse processo esteja pronto.

9. Depois retira-se do lume e acrescenta-se as batatas que fritou, tenha em atenção que se a panela não for suficientemente grande para acrescentar à massa, o resto dos ingredientes que ainda tem de levar, passe-a para um bacia com as dimensões desejadas.

10. Junta-se as 6 claras batidas em castelo.

11. De seguida o pacote das natas.

12. Por último colocasse as gemas, envolvesse muito bem, para que todos os ingredientes fiquem bem misturados e verifica-se o tempero de sal.

13. Colocasse o preparado num tabuleiro de ir ao forno. Cobrir por cima com pão ralado, pôr pequenas porções de manteiga do tamanho de uma ervilha, em todo o tabuleiro (aqui e acolá), para que quando se derreta se espalhe por ele todo.

14. Levar ao forno até ficar dourado Bom Apetite
Receitas Relacionadas