Tortilha de claras com abóbora assada, espinafres e cebola roxa

Tortilha de claras com abóbora assada, espinafres e cebola roxa

1
RÁPIDO
ECONÓMICO
FÁCIL

Ingredientes

4 claras

1 c. de café fermento em pó

1 c. de sopa puré de abóbora (opcional)

1/4 abóbora manteiga assada

1/2 cebola roxa

espinafres a gosto

1 dente de alho

tomilho, só as folhas, a gosto

sal q.b.

azeite q.b.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL (POR DOSE)

ENERGIA
214,6
kcal
11%1
PROTEÍNAS
14,3
g
29%1
LÍPIDOS
6,6
g
9%1
H. CARBONO
23,8
g
9%1

1 - DR - Doses de Referência para um adulto médio (8400 kJ/2000 kcal)

preparação

1. Pré-aqueça o forno a 170º Numa frigideira que possa ir ao forno, salteie a cebola cortada em rodelas finas (reserve algumas rodelas para guarnecer) e o alho laminado numa colher de sopa de azeite.

2. Quando a cebola começar a amolecer e o alho alourar junte os espinafres e envolva. Deixe refogar, mexendo sempre, até os espinafres murcharem. Reserve.

3. Com papel absorvente limpe a frigideira, engordurando-a por todo com o azeite em que refogou os vegetais (acrescente mais um pouco se necessário).

4. Num copo alto junte as claras, o puré de abóbora, o leite em pó, o fermento e uma pitada de sal. Misture com a varinha mágica e verta sobre a frigideira que deve estar sobre lume médio.

5. Quando as bordas começarem a secar ligeiramente, espalhe a abóbora, a cebola e os espinafres. Deixe cozinhar por breves minutos até o centro de claras ainda estar húmido.

6. Transfira a frigideira para o forno e deixe assar por cerca de 5 minutos, até o topo estar cozido e ligeiramente dourado.

7. Polvilhe com as folhas de tomilho frescas e rodelas de cebola roxa. Sirva quente com uma boa salada.

Dicas: o puré de abóbora vai ajudar a conferir sabor e cor às claras. Pode não o usar ou substituir por folhas de espinafres para uma tortilha verde.
Receitas Relacionadas