Bolachinhas Leopardo

Bolachinhas Leopardo

3
MODERADO
MODERADO
MODERADO

Ingredientes

250g farinha

125g açúcar em pó

125g manteiga com sal

1 c. de chá pasta de baunilha (ou extrato)

1/2 colher de café sal

1 ovo

20g amêndoa moída

1 colher de café cacau em pó

1 colher de sopa cacau em pó

q.b. água fria

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL (POR DOSE)

ENERGIA
863,2
kcal
43%1
PROTEÍNAS
12,5
g
25%1
LÍPIDOS
41,4
g
59%1
H. CARBONO
107,4
g
41%1

1 - DR - Doses de Referência para um adulto médio (8400 kJ/2000 kcal)

preparação

1. Colocar a farinha peneirada numa taça, o açúcar em pó, o sal, a baunilha e no meio colocar a manteiga amolecida e o ovo.

2. Misturar e amassar com as pontas dos dedos até conseguir formar uma bola. Se necessário acrescentar uma gotas de água fria.

3. Dividir a massa em 3 partes (uma maior, outra media e outra um pouco mais pequena). Na maior, juntar a amêndoa moída e amassar manualmente ou no robot até ficar homogénea.

4. Na outra, juntar uma colher (café) de cacau e amassar manualmente ou no robot até ficar homogénea. Por fim na parte restante, juntar uma colher (sopa) de cacau e e amassar manualmente ou no robot até ficar homogénea. Irá obter uma massa castanha mais escura, uma castanha mais clara e uma branca.

5. Dividir a massa branca em 6 partes iguais (aproximadamente) e formar 6 bolinhas. Dividir a massa castanha clara em 7 partes, 6 iguais e 1 um pouco maior. Formar 7 bolinhas e reservar a maior para o final..

6. Dividir a massa castanha escura em 6 partes iguais (aproximadamente) e formar 6 bolinhas. Formar 1 chouriço com uma bola de massa castanha clara, com 18 a 20cm (aproximadamente).

7. Formar 1 chouriço de massa escura no mesmo comprimento e estender ligeiramente, não muito largo. Enrolar a massa escura por cima do chouriço castanho claro (não precisar cobrir tudo).

8. Forma um chouriço com a massa branca ligeiramente mais comprido e estender na largura suficiente para cobrir o chouriço castanho.

9. Repetir a operação até obter 6 chouriços, irá sobrar uma bolinha castanha clara que fica para o final. Juntar os chouriços todos, rolar um pouco na bancada para arredondar.

10. Estender a bolinha que sobrou o mais largo que conseguir (com o mesmo comprimento) e enrolar à volta do chouriço maior (se não cobrir tudo não faz mal pois o padrão não é perfeito).

11. Envolver o chouriço em papel vegetal e colocar no congelador uns minutos até ficar bem rijo (mas não congelado).

12. Ligar o forno a 180ºC. Forrar um tabuleiro grande com papel vegetal. Cortar fatias de chouriço não muito finas e dispor no tabuleiro. Levar ao forno cerca de 15 a 20 minutos.

13. Retirar e deixar arrefecer numa grelha. Convide os amigos para um chá de Natal ou coloque em saquinhos decorados para um belo presente de Natal!