Bolachinhas de manteiga e baunilha ... Saquinhos de Chá!

Bolachinhas de manteiga e baunilha ... Saquinhos de Chá!

5
RÁPIDO
ECONÓMICO
FÁCIL

Ingredientes

2 chávenas farinha de trigo

1 c. de café flor de sal

220g manteiga sem sal

1/2 de chávena açúcar em pó

1 c. de chá extrato de baunilha

100g chocolate negro

1 c. de café manteiga

várias etiquetas e fios para decorar as bolachas

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL (POR DOSE)

ENERGIA
530,4
kcal
27%1
PROTEÍNAS
2,4
g
5%1
LÍPIDOS
46,1
g
66%1
H. CARBONO
25,3
g
10%1

1 - DR - Doses de Referência para um adulto médio (8400 kJ/2000 kcal)

preparação

1. Coloque num recipiente a farinha peneirada e o sal.

2. Num misturador coloque a manteiga e açúcar e bata obter um creme.

3. Raspe para baixo lados da tigela e adicione em extrato de baunilha e misture novamente.

4. Em seguida adicione a mistura da farinha e misture-a com cuidado.

5. A massa pode ficar farfalhuda, transfira para a bancada e misture com as mãos, amasse até obter uma bola de massa moldável.

6. Coloque a massa em cima de uma folha de papel vegetal e cubra a parte superior com outra folha de papel vegetal e com o rolo da massa, estenda a massa até que fique aproximadamente 1/4 de espessura entre as duas folhas de papel vegetal.

7. Cuidadosamente transfira o grande disco plano para uma tábua de cortar e coloque no frigorífico até ficar firme, pelo menos 10 minutos. Faça o molde para as bolachas num cartão.

8. Pré-aqueça o forno a 160º. Remova a massa do frigorífico, tire a folha superior de papel vegetal e coloque-a num tabuleiro para ir ao forno.

9. Corte as bolachas com a ajuda do molde e de uma faca pontiaguda, e faça pequeno buraco na parte superior com a ajuda de uma palhinha e transfira as bolachas com cuidado para o tabuleiro que forrou com a folha de papel vegetal. Pode usar um cortador de biscoito se preferir.

10. Com os pedaços de massa que vão sobrando, junte tudo numa bola, coloque novamente numa parte da folha de papel vegetal, cubra com a outra ponta, estenda de novo a massa com o rolo e volte a recortar mais bolachas até esgotar a massa.

11. Coloque de novo as bolachas recortadas no frigorífico para ficarem mais firmes, cerca de 10 minutos. Leve ao forno cerca de 15 minutos … aos 12 minutos verifique e certifique-se se já estão firmes, não queremos que a cor passe de uma leve cor corada nas bordas.

12. Deixe arrefecer completamente numa grade de arame.

13. Prepare o chocolate, coloque-o partido num recipiente estreito e alto, coloque-o no micro-ondas uns breves segundos, mexa bem para dissolver totalmente o chocolate.

14. Mergulhe de imediato as bolachas até meio da bolacha, deixe escorrer um pouco e pouse-as sobre uma grade até arrefecer totalmente e o chocolate secar totalmente.

15. Depois coloque as etiquetas e tem os seus saquinhos de chá prontinhos para um belo presente de Natal!