Árvore de Natal de Bolachinhas Coloridas

Árvore de Natal de Bolachinhas Coloridas

8
DEMORADO
ECONÓMICO
MODERADO

Ingredientes

300g manteiga

200g açúcar

2 ovos grandes

600g farinha (+ a quantidade necessária para ajustar a massa)

1 pitada sal fino

3 pedras espinafres congelados (para as bolachinhas verdes)

3 colheres de sopa leite (+ ou -, para as bolachinhas verdes)

1 c. de café casca de limão raspado

1 pitada canela

1 pitada gengibre

2 c. de sopa amêndoa triturada

1 c. de sopa cacau (ou a gosto)

3 c. de sopa puré de beterraba crua ou cozida (para as bolachinhas rosa)

1 clara de ovo

200g açúcar em pó

1 cone em cartolina escura com 35 cm altura forrado com película aderente

4 quadrados Chocolate Branco para Culinária NESTLÉ Sobremesas (para as bolachas de amêndoa)

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL (POR DOSE)

ENERGIA
833,0
kcal
42%1
PROTEÍNAS
10,6
g
21%1
LÍPIDOS
37,1
g
53%1
H. CARBONO
114,0
g
44%1

1 - DR - Doses de Referência para um adulto médio (8400 kJ/2000 kcal)

preparação

1. Coloque os espinafres congelados numa taça no microondas uns minutos para cozinharem um pouco. Coloque um pouco de leite para ajudar a triturar e desfaça tudo com a ajuda da varinha mágica, e reserve.

2. Se optou pela beterraba crua, rale-a e leve ao microondas numa taça uns minuto para cozinhar um pouco, deixe arrefecer um pouco tapado e triture tudo com varinha mágica ou se gostar de ver os pedacinhos, pique com uma faca em pedacinhos o mais pequenos possível. e usar beterraba já cozida, escorra bem e triture com a varinha mágica, reserve.

3.Pré-aqueça o forno a 180ºC.

4. Bata o Vaqueiro Sabor a Manteiga com o açúcar e misture tudo numa batedeira até obter um creme fofo. Junte também os ovos.

5. Adicione a farinha e uma pitada de sal. Vá misturando e amassando com a ajuda das mãos até obter uma massa consistente e forme uma bola.

6. Divida a massa em 5 partes. Numa delas junte o espinafre e a raspa de limão e misture muito bem, junte mais farinha até obter uma massa homogênea e moldável. Noutro pedaço de massa junte a beterraba e proceda de igual forma e reserve. Noutro pedaço de massa junte a amêndoa triturada e o chocolate branco derretido, noutra porção junte o cacau e no restante pedaço de massa junte canela e gengibre a gosto.

7. Polvilhe uma superfície com farinha e vá trabalhando a massa até ter uma espessura de cerca de 3mm. Trabalhe uma de cada vez. Pode optar por fazer combinações de cores na decoração das bolachinhas fica giríssimo.

8. Use as formas para fazer os recortes que preferir e palitos ou palhinhas para fazer as decorações e enfeites. Para fazer botões, com a ajuda de um copo corte a massa em forma de círculos. Com a ajuda de um copo mais pequeno pressione levemente para fazer um círculo interior. Para formas botões perfeitos, faça buraquinhos alinhados com a ajuda de uma palhinha ou de um palito.

9. Coloque papel vegetal ou tapete de silicone sobre um tabuleiro e disponha as bolachinhas. Leve ao forno pré-aquecido durante cerca de 10-12 minutos até ganharem um tom dourado. No final retire-os do tabuleiro e deixe arrefecer numa grade de forno.

10. Para formar a árvore, Corte a cartolina e forme um cone. Forre com película aderente e reserve. Bata a clara com o açúcar em pó até obter uma passa espessa que servirá de cola.

11. Dê inicio à montagem da árvore, usando as bolachinhas maiores na base... e vá colocando as bolachas deformas e cores alternadamente. Deixe secar por umas horas (deixei de um dia para o outro).