Tarteletes de Favas

Tarteletes de Favas

8
RÁPIDO
ECONÓMICO
FÁCIL

Ingredientes

Para a massa:

400g de farinha

100ml de azeite

1 ovo

sal

Para o Recheio:

500g de favas descascadas

50ml de azeite

4 dentes de alho

Sal

pimenta

1 ramo de cebolinho

200g de queijo mozarela ralado

4 ovos

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL (POR DOSE)

ENERGIA
612,2
kcal
31%1
PROTEÍNAS
20,2
g
40%1
LÍPIDOS
29,2
g
42%1
H. CARBONO
51,2
g
20%1

1 - DR - Doses de Referência para um adulto médio (8400 kJ/2000 kcal)

preparação

1. Para a massa, misture a farinha com o azeite, o ovo e uma pitada de sal e amasse bem, juntando água aos poucos, até obter uma massa maleável e bem ligada. 

2. Depois, sobre uma superfície de trabalho polvilhada com farinha, tenda-a com a ajuda de um rolo de cozinha. Corte-a em círculos, com o diâmetro superior ao das formas e forre-as; apare as extremidades e reserve. 

3. Para o recheio, escalde as favas  em água fervente, por dois minutos; arrefeça em água fria e retire a pele. A seguir, leve-as a saltear no azeite com os alhos picados. Retire do calor e tempere com sal, pimenta e o cebolinho picado. 

4. Coloque o preparado dentro das formas e polvilhe com o queijo. Verta por cima os ovos batidos com as natas e leve ao forno, a 190º C, durante cerca de 20 minutos. Por fim, retire do calor e desenforme; sirva as tarteletes decoradas com mais cebolinho.

Dra. Helena Real
Dra. Helena Real
Opinião

ver perfil 

As favas fazem parte do grupo das leguminosas, onde também se inserem os feijões, as ervilhas, o grão-de-bico ou as lentilhas. Este grupo de alimentos fornece uma boa quantidade de fibra alimentar, ferro e outros minerais de interesse, pelo que se deve procurar consumir diariamente.
Receitas comentadas: 161
Receitas Relacionadas