Ensopado de Borrego

Ensopado de Borrego

4
MODERADO
MODERADO
FÁCIL

Ingredientes

1500g de carne de borrego (pá e perna)

70g de toucinho salgado

1 cebola

2 dentes de alho

5dl de vinho tinto

1,5dl de azeite

2 folhas de louro

colorau q.b.

cravinho q.b.

carqueja q.b.

sal e pimenta q.b.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL (POR DOSE)

ENERGIA
974,1
kcal
49%1
PROTEÍNAS
76,6
g
153%1
LÍPIDOS
65,0
g
93%1
H. CARBONO
0,8
g
0%1

1 - DR - Doses de Referência para um adulto médio (8400 kJ/2000 kcal)

preparação

1. Corte a carne em pedaços grandes, coloque-os numa tigela e tempere-os com 1 dl do azeite, o vinho tinto, os alhos descascados e esmagados, o louro, cravinho, colorau, o tomilho, sal e pimenta. Deixe marinar durante cerca de 2 horas.

2. Leve depois um tacho ao lume com o restante azeite e deixe aquecer bem. Junte o toucinho cortado em pedaços e a carne e deixe a carne corar de ambos os lados.

3. Descasque e corte a cebola em gomos, junte ao tacho e deixe refogar um pouco. Acrescente um pouco de carqueja e a marinada da carne e deixe cozinhar, em lume brando e mexendo de vez em quando, até a carne ficar macia. Sirva o ensopado com fatias de pão fritas em azeite.


 

Dra. Helena Real
Dra. Helena Real
Opinião

ver perfil 

O ensopado é uma receita típica do receituário português. Podemos prepará-lo de diferentes formas e sobretudo controlar a lista de ingredientes de forma a tornar a receita mais saudável. Neste caso, poderíamos eliminar o toucinho, visto que temos já a gordura da carne e o azeite, e poderíamos, no final, optar por juntar fatias de pão torradas (e não fritas) ou aquecidas no forno depois de pinceladas com azeite.
Receitas comentadas: 161
Receitas Relacionadas