Lampreia de Ovos

Lampreia de Ovos

16
RÁPIDO
ECONÓMICO
FÁCIL

Ingredientes

Para os fios de ovos e capas:

2 ovos

20 gemas

1/2dl de água

1kg de açúcar

1 pêra em calda

q.b. cerejas cristalizadas

Para a massa:

400g de açúcar

2dl de água

20g de amêndoa moída

20 gemas

Para o glacê:

4 c. sopa de açúcar em pó

1 clara de ovo

4 gotas de sumo de limão

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL (POR DOSE)

ENERGIA
382,6
kcal
19%1
PROTEÍNAS
1,1
g
2%1
LÍPIDOS
1,2
g
2%1
H. CARBONO
93,4
g
36%1

1 - DR - Doses de Referência para um adulto médio (8400 kJ/2000 kcal)

preparação

1. Misture as gemas com os ovos inteiros e cortar com uma faca. Passe esta mistura por um coador, sem forçar.

2. Faça uma calda com o açúcar e a água, que deve ferver 8 minutos. Para fazer espuma, deve juntar-se 2 claras batidas e retira-las com uma escumadeira, mal estejam cozidas.

3. Coloque a calda de novo ao lume e deite porções do preparado de ovo num funil de fios de ovos e deixe cair fios no meio da espuma da calda, em movimentos circulares. Deixe cozer alguns segundos e retire com uma escumadeira, colocando-os a escorrer.

4. Mal retire os fios de ovos, acrescente 3 colheres de água à calda, para que não fique muito espessa. Limpar sempre as partículas de ovo que ficam na calda.

5. Quando tiver gasto 2/3 do preparado de ovos, acrescente 7dl de água à calda. Baixar o lume e deitar 2 colheres de sopa de ovos de uma altura de 10cm.

6. Com a ajuda de um garfo alastre as gemas e com a escumadeira calque-as para que cozam nos dois lados. Retire as capas de ovos e ponha-as a escorrer numa peneira.

7. Faça a massa: Misture o açúcar com a água e leve ao lume até fazer ponto pérola. Junte as amêndoas moídas e deite por cima das gemas. Levar novamente ao lume até fazer ponto estrada. Deixe arrefecer bem.

8. Num prato fazer uma lampreia com a massa. Deve ficar mais fina num dos lados. Cubra com as capas de ovo, dando-lhe a forma desejada. Na parte mais larga colocar a pêra, que deve fazer de cabeça.

9. Preparar o glacê, misturando muito bem todos os ingredientes. Colocar num funil de papel e decorar a lampreia, de forma a disfarçar eventuais imperfeições das capas.

10. Colocar fios de ovos a toa a volta, decorar com cerejas cristalizadas  e fazer os olhos da lampreia com gotas de chocolate derretido.

Receitas Relacionadas