Bacalhau Espiritual

Bacalhau Espiritual

4
RÁPIDO
ECONÓMICO
FÁCIL

Ingredientes

2 cebolas grandes picadas

500g de cenouras

500g de bacalhau desfiado

4 pães secos

leite para demolhar os pães q.b.

azeite q.b.

sal e pimenta q.b.

pão ralado q.b.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL (POR DOSE)

ENERGIA
267,3
kcal
13%1
PROTEÍNAS
28,8
g
58%1
LÍPIDOS
2,9
g
4%1
H. CARBONO
31,4
g
12%1

1 - DR - Doses de Referência para um adulto médio (8400 kJ/2000 kcal)

preparação

1. Comece a preparar o bacalhau espiritual refogando a cebola no azeite até ficar translúcida. Junte cenoura e deixe refogar cerca de 15 minutos.

2. Entretanto, tire a côdea ao pão, parta-o em pedaços e coloque-o numa taça a demolhar com o leite.

3. Acrescente o bacalhau ao refogado e deixe estufar um pouco. Acrescente o pão bem escorrido e deixe cozinhar 5 minutos. Rectifique o tempero e coloque este preparado numa travessa de ir ao forno.

4. Prepare o bechamel: derreta a manteiga num tacho. Acrescente a farinha, deixando cozer sem queimar. Junte depois o leite, mexendo sempre. Tempere com sal e pimenta e deixar engrossar.

5. Deite metade da quantidade do bechamel no preparado do bacalhau espiritual e misture. Cubra com o restante bechamel, alise e polvilhar com o pão ralado.


6. Leve o bacalhau espiritual ao forno a 180º até dourar.

Dra. Helena Real
Dra. Helena Real
Opinião

ver perfil 

O bacalhau é considerado um peixe magro, no entanto, apresenta níveis de colesterol relativamente elevados comparativamente a outros peixes. É rico em selénio, vitamina B12 e proteínas de elevada qualidade. De salientar, o elevado teor em sódio que pode ser prejudicial à saúde, pelo que se sugere uma demolha eficiente, se comprado salgado, e diminuição da utilização de sal na sua confeção. Eleja métodos de confeção que privilegiem o seu valor nutricional como é o caso dos cozidos, grelhados e estufados.
Receitas comentadas: 161
Receitas Relacionadas