Frango Agridoce com Sésamo e Arroz Jasmim Aromático

Frango Agridoce com Sésamo e Arroz Jasmim Aromático

3
RÁPIDO
MODERADO
FÁCIL

Ingredientes

300g peito de frango (cortado em 3 partes)

3 c. sopa molho de peixe

3 c. sopa água

2 c. sopa açúcar

1 c. sopa mel

Sementes de sésamo q.b.

Sal q.b.

Pimenta branca q.b.

Arroz:

1 chávena arroz jasmim

2 chávenas água quente

1 cardamomo

1 colher de sopa de cebola bem picada

1 colher de sopa de óleo de amendoim

Sal q.b.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL (POR DOSE)

ENERGIA
403,3
kcal
20%1
PROTEÍNAS
31,0
g
62%1
LÍPIDOS
11,6
g
17%1
H. CARBONO
46,1
g
18%1

1 - DR - Doses de Referência para um adulto médio (8400 kJ/2000 kcal)

preparação

1. Corte cada peito de frango em 3 partes e tempere com sal e pimenta (atenção ao sal porque o molho de peixe é salgado).

2. Coloque um wok ao lume e nele coloque os pedacinhos de frango, o molho de peixe, a água, o açúcar e o mel.Deixe ferver em lume médio, mexendo sempre.

3. Após uns minutos, o molho começará a borbulhar aparentando um aspecto caramelizado, prove o molho e junte mais mel, se necessário. Quando a carne se apresentar tenra e dourada está pronta.

4. Deixe ao lume até o frango estar cozinhado e o molho ter um aspecto acetinado. Retire do lume e corrija o sal e a pimenta, se for necessário.

5. Espalhe as sementes de sésamo sobre a carne e mexa bem. Sirva com o arroz preparado e polvilhe o frango com mais sementes de sésamo.

6. Refogue a cebola no óleo de amendoim, junte o arroz e deixe fritar um pouquinho. Acrescente o cardamomo ligeiramente esmagado, envolva e junte a água fervente e sal.

7. Diminua o lume para o mínimo e deixe cozinhar até que a água tenha desaparecido quase toda. Tape bem o tachinho, enrole-o num pano e aguarde 20 minutos.