Bolo Rei

Bolo Rei

10
DEMORADO
MODERADO
DIFÍCIL

Ingredientes

500g de farinha

30g de fermento de padeiro

1dl de água

1 pitada de sal

1 raspa de casca de limão

3 gemas de ovo

1,5dl de espumante

100g de margarina

200g de fruta cristalizada (variadas)

150g de fruta seca (variadas)

1 ovo batido para pincelar

açúcar em pó q.b.

geleia a gosto q.b.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL (POR DOSE)

ENERGIA
338,0
kcal
17%1
PROTEÍNAS
7,9
g
16%1
LÍPIDOS
8,9
g
13%1
H. CARBONO
57,0
g
22%1

1 - DR - Doses de Referência para um adulto médio (8400 kJ/2000 kcal)

preparação

O Bolo Rei é um bolo que marca a época natalícia em Portugal. Comum no tempo dos romanos, em dezembro, onde se sorteava um rei da festa durante os banquetes festivos. Essa eleição era feita através do sorteio de favas, daí as mesmas constarem da nossa receita. Popularizado em Portugal no séc. XIX, o Bolo Rei é o obrigatório em qualquer mesa de Natal portuguesa. 

O primeiro bolo foi vendido na Confeitaria Nacional mas com a receita de Natal da Nestlé, pode fazê-lo em sua casa. Reúna a família à volta da receita de Bolo Rei da Nestlé e saboreie o seu Natal com a companhia de quem mais gosta! 

1.   Para preparar a massa do bolo rei, coloque 2/3 da farinha num alguidar. Dissolva o fermento com a restante farinha na água morna e amasse com a farinha anterior. Faça uma bola com a massa e deixe-a levedar.

2.   Depois, junte uma pitada de sal, a raspa do limão, as gemas, o espumante e a margarina derretida. Amasse muito bem a massa, que deverá ficar com a consistência de pão. Misture as frutas previamente picadas e cubra a massa, que deverá levedar em local aquecido até duplicar o volume.

3.   Faça uma bola com a massa e forme o bolo rei. Coloque-o num tabuleiro untado e polvilhado e, dando um golpe pelo interior do bolo, introduza o brinde embrulhado em papel vegetal e a fava.

4.   Deixe o bolo levedar novamente. Pincele com o ovo batido, decore com as frutas cristalizadas e com montinhos de açúcar em pó. Leve o bolo rei ao forno, aquecido a 160º, durante 45 minutos a 1 hora. Tenha o cuidado de não deixar o bolo alourar de mais.

5.   Quando retirar do forno, pincele as frutas com a geleia e descole o bolo rei do tabuleiro com uma espátula assim que for possível.


Dra. Helena Real
Dra. Helena Real
Opinião

ver perfil 

O bolo-rei é uma receita típica das mesas natalícias. Ao preparar este bolo em sua casa poderá melhorar a sua confecção de forma a reduzir a quantidade de alguns ingredientes menos interessantes sob o ponto de vista nutricional. Assim, reduza substancialmente a quantidade de fruta cristalizada, para 50g, por exemplo, e aumente os frutos secos (nozes, pinhões, amêndoas, avelãs, uvas passas) para 300g.
Receitas comentadas: 161
Receitas Relacionadas