Bolo Rei

Bolo Rei

10
DEMORADO
MODERADO
DIFÍCIL

Ingredientes

500g de farinha

30g de fermento de padeiro

1dl de água

1 pitada de sal

1 raspa de casca de limão

3 gemas de ovo

1,5dl de espumante

100g de margarina

200g de fruta cristalizada (variadas)

150g de fruta seca (variadas)

1 ovo batido para pincelar

açúcar em pó q.b.

geleia a gosto q.b.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL (POR DOSE)

ENERGIA
338,0
kcal
17%1
PROTEÍNAS
7,9
g
16%1
LÍPIDOS
8,9
g
13%1
H. CARBONO
57,0
g
22%1

1 - DR - Doses de Referência para um adulto médio (8400 kJ/2000 kcal)

preparação

1.   Para preparar a massa do bolo rei, coloque 2/3 da farinha num alguidar. Dissolva o fermento com a restante farinha na água morna e amasse com a farinha anterior. Faça uma bola com a massa e deixe-a levedar.

2.   Depois, junte uma pitada de sal, a raspa do limão, as gemas, o espumante e a margarina derretida. Amasse muito bem a massa, que deverá ficar com a consistência de pão. Misture as frutas previamente picadas e cubra a massa, que deverá levedar em local aquecido até duplicar o volume.

3.   Faça uma bola com a massa e forme o bolo rei. Coloque-o num tabuleiro untado e polvilhado e, dando um golpe pelo interior do bolo, introduza o brinde embrulhado em papel vegetal e a fava.

4.   Deixe o bolo levedar novamente. Pincele com o ovo batido, decore com as frutas cristalizadas e com montinhos de açúcar em pó. Leve o bolo rei ao forno, aquecido a 160º, durante 45 minutos a 1 hora. Tenha o cuidado de não deixar o bolo alourar de mais.

5.   Quando retirar do forno, pincele as frutas com a geleia e descole o bolo rei do tabuleiro com uma espátula assim que for possível.


Dra. Helena Real
Dra. Helena Real
Opinião

ver perfil 

O bolo-rei é uma receita típica das mesas natalícias. Ao preparar este bolo em sua casa poderá melhorar a sua confecção de forma a reduzir a quantidade de alguns ingredientes menos interessantes sob o ponto de vista nutricional. Assim, reduza substancialmente a quantidade de fruta cristalizada, para 50g, por exemplo, e aumente os frutos secos (nozes, pinhões, amêndoas, avelãs, uvas passas) para 300g.
Receitas comentadas: 161
Receitas Relacionadas