Bolo de Bolacha

Bolo de Bolacha

8
MODERADO
ECONÓMICO
FÁCIL

Ingredientes

3 gemas de ovo

1 medida (lata de leite condensa leite

1 c. sopa Açúcar (rasa)

1 folha de gelatina incolor

2 pacotes Bolacha Maria

Cacau ou Nesquick em pó (a gosto)

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL (POR DOSE)

ENERGIA
514,3
kcal
26%1
PROTEÍNAS
11,9
g
24%1
LÍPIDOS
13,9
g
20%1
H. CARBONO
71,1
g
27%1

1 - DR - Doses de Referência para um adulto médio (8400 kJ/2000 kcal)

preparação

1. Vamos começar por fazer o creme amarelo. Num tacho, ainda não no fogão, colocar o leite condensado, juntar as gemas, mexer e adicionar a medida de leite, envolver tudo muito bem, para desfazer os ovos. Levar ao lume brando, mexendo sempre, para as gemas não cozerem, mexer sempre até engrossar o creme, retirar do lume.

2. Reservar para arrefecer completamente, colocar no frigorífico. Para fazer o creme das natas, colocar as natas num recipiente, e para elas ficarem mais firmes e serem mais fáceis de bater colocar por uns bons minutos no congelador.

3. Demolhar a folha de gelatina numa tigela com um pouco de água para amolecer, e quando tiver já mole, retirar a água e colocar uns segundos no microondas para ficar em líquido. Bater bem as natas para aumentarem o volume, juntar o açúcar e a gelatina derretida, bater até estarem bem firmes.

4. Aquecer o café forte, não ficar demasiado quente para as bolachas não desfazerem. Usar uma forma de amovível. Dependendo do tamanho da forma, cada pessoa vê a quantidade de bolachas e cremes a usar.

5. Colocar no prato onde se vai servir o bolo a forma para começar a fazer as camadas. Primeiro cobre-se ligeiramente o fundo com o creme amarelo.

6. Começar a molhar as bolachas e dispor no fundo (não molhar muito, mas também não retirar logo, é bom sentir o sabor do café). Uma camada de natas, colocar as bolachas embebidas em café de novo, o creme amarelo, as bolachas, e assim sucessivamente intercalando até todo os ingredientes estarem usados, e dependendo do tamanho que deseja.

7. Polvilhar com o cacau em pó (também fica maravilhoso com canela em pó). Servir bem frio. Deixar no frigorífico por umas horas, para todos os sabores se unirem. Desenformar retirando a forma.
Receitas Relacionadas