Empadão de Bolonhesa

Empadão de Bolonhesa

4
RÁPIDO
ECONÓMICO
FÁCIL

Ingredientes

400g de carne picada

1 cebola picada

2 dentes de alho picados

1 folha de louro

1 frasco de molho de tomate

1 copo de vinho branco ou cerveja

sal, alho em pó e pimenta q.b.

1 chávena de ervilhas cozidas ou cogumelos picados

leite q.b.

noz-moscada q.b.

1 ovo batido

chouriço em fatias ou bacon em pedaços q.b. (para decorar)

ervas a gosto (manjericão, tomilho, orégãos...)

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL (POR DOSE)

ENERGIA
672,7
kcal
34%1
PROTEÍNAS
35,7
g
71%1
LÍPIDOS
30,4
g
43%1
H. CARBONO
57,1
g
22%1

1 - DR - Doses de Referência para um adulto médio (8400 kJ/2000 kcal)

preparação 

1. Tempere a carne com sal, pimenta e alho em pó. Reserve. Coloque um pouco de azeite num tacho, junte a cebola, o alho a folha de louro e deixe cozinhar em lume brando até a cebola estar translúcida. Aumente a potência do fogão e adicione a carne. Mexa enquanto esta cozinha por cerca de 4 minutos. Adicione o vinho ou a cerveja, deixe que o líquido evapore e junte o molho de tomate. Deixe cozinhar em lume brando por mais 4 minutos. Prove e tempere a gosto se necessário com mais sal, pimenta e alguma erva que goste. Retire a folha de louro.

2. Faça o Puré de Batata MAGGI conforme as instruções da embalagem e tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Junte ao puré preparado as ervilhas previamente cozidas ou os cogumelos picados ou até mesmo os dois.

3. Coloque a carne picada no fundo de um prato de forno e por cima coloque o puré.

4. Pincele com o ovo batido e decore com rodelas de chouriço ou fatias de bacon em pedaços. Leve ao forno previamente aquecido a 200ºC por cerca de 20 minutos.

5. Retire parte do empadão para a sua marmita e o resto deixe para o jantar desse dia ou do dia seguinte. Pode ainda congelar o empadão envolto em papel aderente e retirar do congelador antes de sair para o trabalho. (Caso pretenda faça um mini-empadão só para si e congele o empadão maior sem o levar ao forno)


Receita por Margarida Magalhães.
Dra. Mariana Barbosa
Dra. Mariana Barbosa
Opinião

ver perfil 

Experimente utilizar carne de aves para a carne picada e temperá-la com ervas a gosto, por exemplo manjericão, tomilho, orégãos tomilho e eliminar o sal do tempero. Procure não adicionar enchidos (chouriço ou bacon). Poderá tal como sugere na receita, retirar parte do empadão para a marmita para outra refeição, mas tenha em atenção a forma de acondicionamento para acautelar todas as condições de higiene e segurança alimentar.
Receitas comentadas: 107
Receitas Relacionadas