Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé


SOCIAL

NÃO ADIE MAIS! ORGANIZE A SUA CASA DEPOIS DAS FÉRIAS

Torne a sua casa mais funcional com estas dicas


Uma casa arrumada, limpa e organizada traz uma série de benefícios para toda a família – contribuindo para o bem-estar físico e mental de todos. Manter a limpeza e organização em dia não só melhora o aspeto da casa como transmite também uma sensação de paz e bem-estar. 

Aproveite o final das férias, quando ainda tem tempo livre para organizar a sua casa. Tente também criar esses hábitos de organização e arrumação no resto da família, para que possam todos cooperar para atingir esse objetivo.

Muitas vezes, pensamos que precisamos de mais espaço e não damos conta que, na verdade, precisamos é de menos coisas. Com uma boa organização, não terá de passar horas à procura de objetos desaparecidos quando precisa deles. 

E passar muito tempo sem limpar a casa faz com que o ambiente acumule pó, sujidade e é um convite para fungos e bactérias. Fique também a saber que um ambiente caótico produz ansiedade! 
Mais do que um hábito de higiene física e mental, manter a casa arrumada e limpa traz benefícios não só à sua vida como também à das pessoas com quem vive. A casa é o nosso refúgio e também um reflexo de quem somos.

Organizar a Sala

- Recolha todos os itens que não pertencem a esta divisão da casa: roupa, livros, papéis, filmes jogos, etc. Coloque tudo em cestos plásticos, um para cada morador da casa e devolva-os aos seus respetivos donos. 
- Deite fora jornais e revistas antigas. Se quiser guardar páginas específicas, digitalize-as ou consulte as edições online. Caso colecione revistas, guarde-as em porta-revistas decorativos.
- Tenha um sítio perto da porta de entrada destinado exclusivamente para deixar chaves, telemóveis, carteiras e correspondência. Pode ser uma bandeja ou uma tigela que combine com a sua decoração.
- Guarde objetos mais pequenos, como CDs e DVDs, em organizadores ou caixas decorativas. 
- Novos hábitos a criar: 
  • Sempre que fizer uma refeição na sala, leve os pratos e copos para a cozinha;
  • Mande os seus jornais antigos para a reciclagem;
  • Guarde as carteiras, bolsas e casacos assim que chegar da rua. Não deixe as chaves ou carteiras espalhadas.

Organizar o Escritório

- A mesa do computador deve ter o mínimo de objetos possível – como um porta-lápis, uma pasta, uma organizadora de documentos ou caixa de entrada e saída para os papéis e uma agenda.
- Reduza a quantidade de papéis. Faça uma triagem dos papéis que tem e organize-os consoante a sua finalidade e importância.
- Desenhos dos seus filhos ou de amigos podem ser emoldurados e pendurados, ou então guardados à parte.
- Se tiver mais aparelhos eletrónicos no seu escritório além do computador, como scanner ou impressora, mantenha na secretária apenas o que usar com maior frequência e guarde os aparelhos que não usa frequentemente.
- Ordene os seus livros por tamanho ou pela cor das lombadas. Limpe-os com um pano seco uma vez por semana.

Organizar o Quarto

- Separe aquilo que deve ir para o lixo ou reciclagem: revistas e jornais velhos, papéis sem uso, lixo espalhado.
- Reduza o número de objetos sobre a sua mesa de cabeceira ao essencial. Guarde os restantes objetos nas suas gavetas.
- Doe os brinquedos que já não são usados e recicle os que estiverem estragados. Guarde os restantes brinquedos em caixas diferentes, de acordo com o seu tipo. Coloque etiquetas nas caixas para que as crianças saibam onde guardar os brinquedos. Se ainda não souberem ler, desenhe o tipo de brinquedo na caixa.
- Ganhe o hábito de tirar do quarto objetos que não pertencem ao mesmo, como canecas, pratos, livros ou outros objetos que deveriam estar na sala.
- Fazer a cama é meio caminho andado para o seu quarto ter logo um ar mais composto. Se acha difícil fazer a cama, facilite: use apenas dois edredons para cobri-la. Quando acordar, basta esticá-los, alisá-los e colocar as almofadas por cima.
- Antes de dormir, pendure ou guarde as roupas que vai usar novamente.  As peças sujas devem ir para um cesto ou saco de lavandaria.

Organizar o Guarda-Roupa

- Primeiro, retire as roupas e sapatos do armário para que possam arejar. Separe para doação as roupas que não usa há mais de um ano e que não cumpram um propósito específico (roupa formal, por exemplo). Aquilo que estiver estragado, deite fora ou reaproveite como pano de limpeza ou de formas mais criativas.
- Separe e organize a sua roupa de acordo com a sua função: roupa de verão, roupa de inverno, roupa de ginástica, roupa de andar por casa, roupa de trabalho, roupa para sair, etc.
- Dobre as malhas, t-shirts, sweaters, e roupas de materiais que estiquem e guarde-as em gavetas ou prateleiras. Camisas, vestidos, casacos e fatos e roupa de materiais que não esticam caso sejam penduradas, ficam em cabides.
- Coloque a roupa da estação corrente num local mais acessível. No inverno, guarde os casacos pesados em cabides no guarda-roupa. No verão, guarde-os juntamente com o resto da roupa quente no armário, guarde-os em sacos a vácuo. Essas embalagens têm uma entrada para a mangueira do aspirador de pó, o que permite retirar o ar, deixando-as mais compactas.
- Além de separar por estação, organize a roupa segundo uma lógica que lhe agrade: frequência de uso, tamanho ou cor.
- Nas prateleiras, faça pilhas com poucas peças – assim elas ficam menos amassadas e mais fáceis de retirar.
- Dobre a roupa de cama e organize-a em conjuntos, colocando as fronhas por dentro do lençol. Enrole as toalhas em rolos apertados. Guarde-as em prateleiras ou gavetas.
- Organize o calçado de modo a conseguir vê-lo todo de uma vez – se não tiver espaço disponível pode optar por uma prateleira deslizante, que funciona como uma gaveta. Sapateiras de porta, de tecido ou arame, são uma alternativa mais barata. Adquira o hábito de deixar o suor secar nos sapatos antes de guardá-los.
- Não deixe o calçado amassar. Evite empilhá-los. Se for inevitável, coloque as sandálias sobre os sapatos. Guarde botas com um enchimento dentro. Outra opção é guardá-las presas a um cabide, com presilhas ou pregadores.

Organizar a Cozinha

- Comece por lavar a loiça, limpar o fogão, bancada e armários. Deixe na bancada apenas objetos que usa diariamente – sal de cozinha, colher de pau, caixa do pão, etc.
- Organize os armários. Guarde os pratos num armário de fácil acesso. Faça pilhas diferentes para pratos rasos e pratos fundos. Empilhe as tigelas – no máximo três por pilha. Copos ficam de cabeça para baixo dentro do armário. Prenda as canecas pela asa, em ganchos fixados acima nas prateleiras ou na parte debaixo do armário.
- Coloque os talheres em gavetas com divisórias internas e separe os garfos das facas e colheres. Se tem crianças em casa, use acessórios que tranquem as gavetas onde há vidros e talheres.
- Instale divisões verticais no armário e guarde lá frigideiras, formas, travessas e bandejas, para ficar mais fácil retirá-las. Empilhe as panelas e coloque as suas tampas numa caixa, da maior para a menor.

Organizar a Casa-de-Banho

- Primeiro, tire todos os produtos dos armários, prateleiras e bancadas. Deite fora as embalagens vazias e produtos abertos há mais de seis meses, fora da validade ou que não usa.
- Separe os produtos de uso diário, como escova e pasta de dentes, escova do cabelo, e desodorizante. Guarde-os numa bandeja sobre a bancada, para tornar o acesso e a limpeza mais fácil. Deixe as escovas num recipiente tapado, ou com protetores plásticos.
- Só deixe no poliban ou na banheira os produtos usados durante o banho. Troque as esponjas a cada dois meses, evitando fungos e bactérias.
- Divida os produtos que sobraram em categorias – por exemplo, produtos para unhas, cabelo, corpo ou dentes. Coloque-os ou em divisores de gavetas com rótulos, ou em caixinhas de plástico ou frascos de vidro. 
- Escovas, pentes e secadores de cabelo podem ir para gavetas. Se não tiver espaço, guarde em caixas de plástico transparente por baixo da pia. Outra opção é guardá-los em gavetas com rodinhas. Também poderá pendurar o secador em ganchos instalados na porta do armário ou no suporte para toalhas de mão.
PARTILHAR 2 LIKES

Sugestões