Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé


SOCIAL

NOVOS HOBBIES PARA EXPERIMENTAR E ENRIQUECER A SUA VIDA

Como escolher um passatempo? Qual é o mais adequado para si?

Com a constante sensação de falta de tempo que a maioria das pessoas parece sentir nos dias que correm, pode parecer quase impossível encaixar mais uma atividade nestes dias tão preenchidos e cansativos.

É precisamente por isso que é importante para o bem-estar psicológico de cada um ter uma atividade que dê gosto fazer, em que possamos ter tempo para algo que é só nosso, ou que nos leve a conhecer pessoas com interesses semelhantes. Atividades com que se aprendam coisas novas não só sobre a atividade em si, mas também sobre nós próprios e as nossas capacidades. 

Por outras palavras, atividades que nos permitam relaxar e não pensar no stress do quotidiano.
Estes hobbies podem ir desde os mais criativos, como fazer ponto-cruz ou pintar com aquarelas, aos mais físicos como praticar tai chi ou pilates, passando ainda pelos mais sociais, como clubes de leitura ou de atividades ao ar livre, e por aí em diante. Há inúmeras opções, portanto pode escolher o que mais se adequa à sua personalidade, aos seus objetivos, ao seu estilo de vida ou se pretende fazer esse hobby sozinho ou na companhia de algum familiar ou amigo.

5 ideias de passatempos para si!

Bordados e Ponto Cruz

Pode parecer uma atividade mais direcionada para uma pessoa mais velha, mas a verdade é que para quem tenha uma veia criativa ou seja ansioso, ou simplesmente goste de dar prendas originais - este hobby é ótimo. Existem vários tutoriais e artigos online, mas também pode encontrar locais onde são feitos workshops deste tipo de atividades mais tradicionais.

Os materiais que precisa para este hobby são fáceis de encontrar em qualquer retrosaria e não são dispendiosos, podendo ser guardados numa pequena caixa, fácil de arrumar. Pode ser feito em qualquer lado - se o tamanho do projeto não for muito ambicioso - o que torna este tipo de hobbies bastante práticos e versáteis. Uma pessoa pode simplesmente focar-se na mecânica dos movimentos e abstrair-se do stress e, no final, ainda tem um produto final bonito nas mãos, que pode usar para decorar a casa ou oferecer a alguém.

Tai Chi

O Tai Chi é um bom hobby para quem procura libertar-se do stress ao mesmo tempo que melhora a forma física. Consiste numa combinação especial de exercícios e meditação de origem milenar, que ajudam a combater o stress característico da vida moderna além de dar uma maior flexibilidade ao corpo. 

A prática regular de Tai Chi pode aliviar o stress, a ansiedade e a tensão, relaxar os músculos e o sistema nervoso, promover o metabolismo e reforçar o sistema imunitário. Outra vantagem do Tai Chi é que pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente do sexo, idade, saúde ou da sua forma física. Não requer equipamentos sofisticados: apenas calçado macio e roupa que não limite os movimentos. Preferencialmente, a prática do Tai Chi deve ser feita ao ar livre, mas caso o pratique dentro de casa deve escolher um compartimento arejado e amplo. 

Grupos de Caminhadas

Esta atividade tem ganho cada vez mais popularidade, tanto que em Portugal pode encontrar vários grupos que se organizam para esse fim. Se gosta de atividades físicas ao ar livre e de conhecer pessoas novas, pode aderir a um grupo que se encontre perto de si e acompanhá-los nas várias excursões que organizam pelo país fora. 

As caminhadas são uma forma bastante popular de melhorar a forma física, e fazê-lo na natureza torna-o um pouco mais desafiante, mas também mais satisfatório e relaxante. Respirar o ar puro das florestas onde é frequente fazer-se este tipo de atividade, poder apreciar vistas agradáveis, conviver com pessoas novas. Tudo isso vai contribuir para o bem-estar mental de quem aderir a este hobby.

Jardinagem

Gosta da natureza, mas prefere estar em contato com ela sem sair de casa? Cuidar de um jardim ou de plantas é uma boa forma de fugir ao sedentarismo, visto que cuidar de plantas envolve alguma atividade física que trabalha vários músculos do corpo. A prática da jardinagem reduz o stress, melhora a autoestima e faz com que a pessoa adquira mais calma e paciência na execução de todo o tipo de atividades.

A criação de um ambiente visual bonito composto por plantas e por flores que exalam um aroma agradável, trazem também uma sensação de paz e tranquilidade. Por isso, cuidar de plantas é considerado um remédio para o corpo e para a alma das pessoas. 

Puzzles

Gostaria de uma atividade que possa ser realizada em grupo ou com a sua família? Fazer puzzles é sem dúvida uma boa sugestão. Esta atividade traz vários benefícios, tanto para adultos como para os mais novos. 
Esta atividade melhora a capacidade de observação, análise, atenção e memória visual. A construção de puzzles implica um processo de tentativa-erro constante que exige uma coordenação de mão e olhos. É preciso uma observação permanente dos detalhes e manipulação contínua das peças, até encontrar a solução. É uma atividade que exige lógica, pois é preciso pensar em diferentes estratégias para conseguir montar todo o conjunto, o que acaba também por estimular a inteligência espacial. 

Sentar e fazer um puzzle é uma maneira fácil de esquecer o mundo enquanto todos se focam no desafio que é completar o mesmo, já para não falar que é muito satisfatório quando este é concluído.
PARTILHAR 4 LIKES

Sugestões