Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé


SOCIAL

FÉRIAS? APROVEITE PARA RELAXAR

Como realmente descansar durante as férias?

Muitas das vezes, em conversas com amigos e colegas após voltarmos de férias, lamentamo-nos que precisamos de mais férias “para recuperar das férias”. Isto acontece porque muitas vezes temos dificuldade em desligar-nos do nosso ritmo diário, mesmo quando não estamos a trabalhar.
Acabamos por marcar férias demasiado ocupadas ou extenuantes, que não nos permitem ter tempo suficiente para “recuperar” as energias. Outra das causas é o facto de querermos aproveitar ao máximo o tempo livre das férias para fazermos tudo o que não temos oportunidade para fazer habitualmente.
Umas férias relaxantes tornam-nos mais felizes e produtivos quando regressamos à nossa rotina. O que podemos fazer para contrariar a tendência de abusarmos nas férias e garantirmos que regressamos ao trabalho felizes, saudáveis e com energia?

Escolha o local ideal para as suas férias

Quando pensa num sítio que considera relaxante, que imagem lhe vem à cabeça? Uma praia? Uma casa no campo? Provavelmente não será um local barulhento, agitado, dispendioso, onde tem de passar muito tempo em filas ou em situações desconfortáveis com a sua família.
Escolha um sítio onde sabe que vai conseguir descontrair, mas que também ofereça opções de entretenimento para o resto da sua família, especialmente se viajar com crianças. Desta forma, consegue conciliar o tempo livre para si com as atividades para os restantes membros da sua família. 

Não faça um Itinerário muito complicado 

Quando for de férias, mantenha-se de preferência numa só localização, pelo menos durante alguns dias. Tenha objetivos simples para os seus dias.  Pode passar, por exemplo, um dos dias na piscina a ler, e no fim do dia ir jantar fora. Noutro dia pode simplesmente ir dar um passeio na natureza ou ir visitar um monumento, e por aí em diante. O objetivo é não preencher demasiado os seus dias e não pressionar, tanto a sua família como a si, com horários e compromissos. Se está a sentir que são demasiadas coisas para fazer, provavelmente tem razão. Planeie os seus programas na medida em que isso ajude a reduzir o stress, e não o oposto.

Aproveite o Momento 

Uma grande parte da nossa vida parece ser passada a correr de um lado para o outro, de um compromisso para outro. As férias são a oportunidade que temos para fazer uma pausa desse ritmo. Determine que as férias são para fazer o que lhe faz bem, que tanto pode ser fortalecer os laços com a família, fazer uma massagem ou uma sesta a meio da tarde ou até mesmo fazer algo que não faz habitualmente. Provavelmente não vai ter outro momento exatamente como esse, portanto mais vale aproveitar ao máximo e saboreá-lo. 
Estudos realizados sobre este tema indicam que ter experiências agradáveis e relaxantes durante o período de férias, e aproveitar bem essas experiências, são importantes para permanecer de bom humor durante mais tempo após o período de férias. 

Fortaleça as suas relações

Quando temos um período de tempo sem horários a limitar-nos, temos uma melhor oportunidade de conectar, ouvir, estimar, mostrar carinho e generosidade com as pessoas que são mais importantes para nós. Quer isto seja combinar algo com amigos que já não vemos há algum tempo, como passar tempo com membros próximos ou mais afastados da nossa família. 

Seja flexível

Muitas vezes, por muito tempo que tenhamos investido a planear algo, as coisas não correm de acordo com o que tínhamos em mente. Se vir que isso está a acontecer, ou seja, se vir que não vai conseguir fazer exatamente o que quer, quando quer, será que consegue repensar a situação de forma a não criar tensão, tanto para si como para os outros? Aceitar e não ficar com remorsos nem ressentimentos caso as coisas não nos corram de feição é uma qualidade muito importante para o nosso bem-estar interior. 

Tire tempo para si

Mesmo que esteja a partilhar o seu espaço e tempo com outras pessoas, como a sua família ou amigos, garanta que consegue sempre reservar algum tempo para si e para aquilo que gostaria de fazer. Pode ir dar um passeio, nadar, ler, ou fazer o que lhe trouxer mais felicidade e paz de espírito. É essencial tirarmos um tempo a sós, “carregarmos baterias” e encontrarmos um equilíbrio interior.

Sintonize com o seu ritmo natural

O objetivo é encontrar o seu ritmo natural, e não o ritmo que lhe é incutido pelo seu dia-a-dia. O que isto quer dizer é: coma quando tiver vontade e pare quando se sentir saciado e/ou satisfeito; durma quando sentir que precisa, mesmo que isso implique fazer algumas sestas; acorde quando sentir que o seu corpo está pronto para acordar. Pense nisto como uma forma de reiniciar o seu corpo. A sua mente também lhe agradecerá.
PARTILHAR 5 LIKES

Sugestões