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5 DICAS DE RELAXAMENTO PARA IMPLEMENTAR EM 2019

O ano novo já vai com algum avanço, mas é sempre um bom motivo para implementar novas práticas de relaxamento. Para que consiga encarar os desafios do seu dia a dia com força e para alcançar todos os objetivos e metas, é importante ter “mente sã em corpo são”. Apesar do desgaste diário dificultar por vezes as tentativas de relaxar, pode implementar no seu dia a dia pequenas rotinas que terão efeitos positivos e imediatos.

Ao conseguir relaxar, terá mais força para realizar todas as suas tarefas. Vai acabar por notar melhorias na sua concentração, produtividade e paciência.


Pratique meditação

A meditação é uma técnica milenar com origem em tradições orientais, que se propagou um pouco por todo o mundo. Um dos objetivos de praticar meditação é o relaxamento total da mente – o chamado nirvana. 

Para começar a praticar meditação, pode tentar fazer meditação guiada, com a ajuda de algum mentor e ir progredindo para uma meditação mais individual, ao seu próprio ritmo. Uma das grandes vantagens da meditação é o relaxamento sentido durante e após a prática, em resultado, por exemplo, do controlo da respiração.


Opte por um banho relaxante

Apesar de não ser algo que se faz diariamente, não se deve menosprezar as excelentes capacidades de relaxamento de um banho de imersão. Principalmente no final de uma longa semana, ou de picos de maior stress. 

Se se sente especialmente cansado/a, um banho de imersão pode ajudar no processo de relaxamento. Opte por encher a banheira e adicionar alguns sais de banho e deixe que os vapores libertados tenham o seu efeito relaxante. Se não tiver sais, o seu gel de duche também pode servir para o efeito. Pode sempre ligar uma música que ajuda a relaxar, e algumas velas para criarem uma luz ambiente. 


Tente dormir melhor

Antes de tentar relaxar é importante dormir bem! Dormir é a única altura do dia em que o seu corpo consegue regenerar-se internamente e externamente. O seu cérebro regenera-se durante o sono, e o descanso físico é também muito importante para que esteja verdadeiramente relaxado/a.

O stress e agitação do dia a dia podem fazer com que adormecer se torne mais complicado, portanto deve tentar implementar algumas rotinas para conseguir dormir melhor e adormecer com mais facilidade. 

Alguns estudos defendem que se deve minimizar a utilização de aparelhos eletrónicos na cama, principalmente os que têm uma fonte de luz azul, como os smartphones ou tablets. Este tipo de luz está associado a um efeito nocivo no ritmo circadiano, podendo causar insónias e noites sem conseguir dormir de forma contínua. 

Ler ou ouvir uma música calma ou só instrumental, são alternativas para conseguir relaxar e adormecer de uma forma mais tranquila.


Apanhe sol

Apanhar sol é algo bastante importante em termos fisiológicos. Desde já, a síntese biológica de Vitamina D é potenciada pela luz solar, sendo por vezes denominada de “vitamina do sol”. Por sua vez, a Vitamina D tem um papel fulcral na sensação diária de relaxamento e até mesmo na capacidade de conseguir dormir. Em conjunto com outros compostos como o Ómega 3, a Vitamina D é responsável pela síntese e ação da serotonina, uma hormona associada aos ciclos do sono

Opte por passeios ao ar livre, piqueniques, ou até mesmo praticar uma modalidade desportiva num jardim. 


Faça uma pausa da rotina diária

Uma das maiores fontes de stress diário é a rotina quotidiana. Durante os dias de trabalho, despertar à mesma hora, ir para o local de trabalho, trabalhar, voltar... A mesma rotina, durante anos, pode tornar-se cansativa e desesperante. Assim, é importante que consiga fazer uma pausa da sua vida quotidiana. 

Uns dias de férias ou mesmo um fim de semana prolongado podem ajudar neste processo de relaxamento. Como nem sempre é possível, opte por alterar algumas rotinas como após o trabalho não ir logo para casa. Um passeio, uma ida ao cinema, um caminho diferente, ou qualquer outra simples quebra na rotina depois de um dia stressante podem fazer a diferença no resto da semana. 

Siga alguns dos conselhos sugeridos e verá a sua qualidade de vida melhorar.
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