Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Prepare um jantar saudável de Santos Populares sem sair de casa
Alimentação Equilibrada

Prepare um jantar saudável de Santos Populares sem sair de casa

Os primeiros dias de junho trazem consigo uma antecipação pelas festas e arraiais de Santos Populares um pouco por todo o país. Em 2020, a pandemia de COVID-19 resolveu trocar-nos as voltas e não haverá as corridas aos bairros, as marchas, nem mesmo os grelhadores à porta de tantos prédios nos bairros das cidades.

Mas isso não quer dizer que tenha de abdicar do jantar de Santos Populares, porque de uma maneira ou de outra, haverá sempre sardinhas, haverá sempre forma de assar pimentos e nem o pão torrado fica esquecido. Problema de tudo isto: o verão está aí a chegar, e se calhar a quantidade de pão que comeu com o delicioso azeite que usou para temperar as sardinhas pode não ter sido a mais adequada dada a dificuldade em resistir.

E se lhe dissermos que é possível criar um jantar de Santos Populares em casa, bem mais saudável do que aquele que, eventualmente, comeria num dos muitos bairros da cidade, e igualmente delicioso? É possível, basta fazer as escolhas certas.

Pão: um dos alimentos mais consumidos no mundo

Com manteiga, torrado com alho, mergulhado em azeite ou, simplesmente, acabado de sair do forno. É impossível pensar em Santos Populares e não recordar os cestos de pão que chegam à mesa, ainda antes de começar a fazer os pedidos, e vêm acompanhados de um belo couvert com manteigas e patês.

É difícil ceder a esta tentação com tantas variedades de pão disponíveis e diferentes formas de o acompanhar. É recomendado optar por um pão mais escuro, como o de centeio ou o de mistura. Se não for particularmente fã destas farinhas, prove um pão de fermentação lenta. A fermentação lenta reduz o teor de glúten no pão e torna-o mais digerível, mas também com um sabor mais intenso. Pode também optar por uma opção sem glúten, se for intolerante a esta proteína, como o pão de milho — não confundir com a broa de milho que, geralmente, leva farinha de trigo — ou de batata doce.

Sardinhas, mas ao natural

Tal como com o pão, sabemos que pode ser tentador regar, e bem, as sardinhas com azeite. Mas, se está a tentar fazer escolhas mais saudáveis e não consegue controlar a quantidade de azeite que coloca, o ideal é preparar e comer as sardinhas ao natural. Coloque-as na grelha com sal, mas pouco, e, se quiser, um pouco de sumo de limão para intensificar os sabores.

As sardinhas são um peixe rico em ómega 3, micronutriente com um importante contributo para a saúde cardiovascular. Além disso, contêm quantidades elevadas de vitamina D e vitamina B12, bem como quantidades variáveis de alguns minerais como o ferro, magnésio, fósforo, potássio e selénio.

Pimento assado

Entre tudo o que pode compor um bom jantar de Santos Populares, o pimento é, sem dúvida alguma, um alimento que não pode faltar.

Pode escolher comê-lo cru, misturado numa salada com outros ingredientes. Mas, se quiser mesmo entrar no espírito, mesmo que dentro de casa, grelhe o pimento, retire-lhe a casca e corte às fatias. Pode regar com um fio — só um fio — de azeite e adicionar um pouco de vinagre e alho.

Caldo Verde

Há lá refeição mais típica de Santos Populares que o caldo verde? Esta sopa tão portuguesa é das mais características desta época, mas pode não ser o ideal se não escolher os ingredientes certos.

Geralmente, o caldo verde é feito com batata, mas se quiser uma opção mais leve e menos calórica experimente prepará-lo com courgette ou chuchu. Já a couve galega, utilizada nesta sopa, é uma excelente aposta para quem quer seguir uma alimentação saudável. Apresenta uma quantidade apreciável de cálcio, mineral imprescindível ao crescimento e manutenção dos ossos e dentes, mas também apresenta na sua constituição magnésio e potássio, bem como as vitaminas C e do complexo B (B1, B2, B3 e B6).

 

Receitas Relacionadas

"Receita Caldo Verde"
Receita 
Nestlé
  |  
Fácil
  |  
Económico

também

Alimentação Equilibrada

Sabias que a maior parte do desperdício de alimentos começa nas nossas casas? Conhece algumas dicas…

Alimentação Equilibrada

A retenção de líquidos é um problema que afeta muitos de nós. Sabe quais as melhores infusões…

Alimentação Equilibrada

Vivemos um período extremamente desafiante, com várias mudanças que impactam a nossa vida. Por isso…