Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Pele seca e a importância da hidratação
Dicas Saudáveis

Pele seca e a importância da hidratação

A água compõe 71% da superfície da Terra e 60% do nosso corpo. As células da pele têm um funcionamento semelhante a qualquer outra célula do corpo, sendo maioritariamente compostas por água (98%). Pela sua constituição, devem receber água suficiente para garantir que se mantêm saudáveis e metabolicamente ativas.

A nossa pele é composta por três camadas - a camada externa (epiderme), a camada subjacente (derme) e o tecido subcutâneo. Se a camada mais externa da epiderme não contiver água suficiente, perde a elasticidade e a pele fica seca. Contudo, não há provas suficientes de que beber água tem algum impacto direto na aparência ou hidratação da pele. "Não há evidências de que beber ‘toneladas’ de água seja a cura secreta para todos os problemas de pele.” - quem o diz é o dermatologista Mona Gohara, professor clínico associado da Universidade de Yale.

No entanto, sabemos que indiretamente tem alguns benefícios essenciais. Vamos conhecê-los:

Libertar as toxinas

A importância da água no corpo passa também pela função de eliminar as toxinas que entram nos diferentes sistemas do nosso organismo. Quando o corpo não tem a quantidade adequada de água, não consegue eliminar todas as toxinas através, por exemplo, da urina ou da transpiração. Isto pode resultar em consequências negativas para o nosso organismo, bem como para a saúde da pele: o surgimento de acne, erupções cutâneas ou reações alérgicas.

Combater a pele seca

Comecemos pelo óbvio: muitos de nós sofrem de pele desidratada ou pele seca. O que a maioria das pessoas não sabe é que a desidratação ocorre independentemente do tipo de pele. Se a pele estiver áspera, esticada ou escamosa é provável que esteja desidratada. E perante a ausência suficiente de água no corpo, a pele fica seca, causando sintomas como comichão e desconforto.

Evitar as rugas na pele

Uma das grandes consequências da ausência de hidratação da pele é o aparecimento de rugas. Atualmente, questões como o ambiente mais seco e a poluição do ar potenciam a desidratação da pele, mas há forma de contrariar os efeitos que daí advêm. Para manter a elasticidade e flutuabilidade da pele devem ser repostas as perdas diárias de água. Quando as células da pele estão desidratadas, tornam-se murchas e flácidas, originando rugas. Pelo contrário, quando adequadamente hidratadas, as células aumentam de volume e tornam-se macias.

Reduzir o inchaço

Quando a hidratação da pele não está em dia, o corpo tenta conter o máximo de água possível. Este armazenamento provoca o inchaço da pele sobretudo debaixo dos olhos. Uma vez que o corpo esteja hidratado, os rins ajudam a regular o excesso de líquidos, garantindo o seu equilíbrio.

Manter a hidratação da pele

Tradicionalmente, os médicos recomendam 8 copos de água de 230 ml, por dia. O que significa cerca de 2 litros de água diários, em média. Contudo, as necessidades hídricas (de água) diárias variam de indivíduo para indivíduo, bem como de acordo com fatores externos como é o caso da temperatura e humidade do ambiente envolvente. É importante monitorizar a urina para adequar a ingestão de água diária. Com efeito, com exceção da primeira urina da manhã, ao longo do dia esta deve ser de cor clara e com odor muito ténue.

Salientamos que beber água não é a única forma de a obter, pois o consumo de alimentos ricos em água, como frutas e legumes, é indispensável. Aplicar regularmente cremes hidratantes ou séruns ricos em ácido hialurónico também reduz o risco da pele ficar seca. O ácido hialurónico é uma molécula de açúcar encontrada naturalmente na pele, que serve para aumentar o teor de humidade da pele e evitar a perda de água.

Bebe água suficiente e adequada às tuas necessidades por forma a compor um padrão alimentar saudável, mas não esperes obter uma pele perfeita por isso. É verdade que a pele precisa de água para um adequado funcionamento metabólico, assim como todas as partes do seu corpo. Enquanto mantiveres uma ingestão hídrica adequada para manter o teu corpo hidratado, a tua pele permanecerá igualmente íntegra.

 

também

Dicas Saudáveis

A cozinha é, provavelmente, a zona da casa onde se produz mais lixo. Até um simples snack a meio da…

Dicas Saudáveis

Trabalhar a partir de casa nem sempre é fácil. Uma das dificuldades mais comuns é a ausência dos…

Dicas Saudáveis

Temos mais tempo livre para fazer certas coisas que quase nunca conseguíamos, mas menos…