Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé


SOCIAL

NATAL: TRADIÇÃO À SUA MESA!

Portugal é um país culturalmente diverso. Essa diversidade manifesta-se, por exemplo, pelos dialetos específicos de cada zona do país, carregados de regionalismo e, por vezes, duplos sentidos. Gastronomicamente falando, a diversidade não desaparece – pelo contrário! 
No Natal, há um conjunto amplo de pratos que estão presentes em todas as casas portuguesas, independentemente da região.

No que toca à doçaria, é normal que esta seja específica de uma dada região. No entanto, os principais pratos servidos durante os dias das festividades natalícias são comumente aceites um pouco por todo o país, fazendo parte da tradição desta quadra.  
Nunca se esqueça – a tradição é o que fazemos dela. Podemos optar por colocar na mesa os pratos tradicionais, ou definir nós mesmo quais são os pratos que queremos servir no Natal.

Pratos para as festividades de Natal

Dependendo do tipo de pratos que preferir, pode incluir tanto peixe como carne na refeição da ceia de Natal. O bacalhau é rei nesta quadra, mas cada vez mais pratos, como o peru ou o polvo, conquistam adeptos de todas as idades.

Canja de Galinha

A tradicional sopa portuguesa que pode ser degustada todo o ano. Por ser um caldo com alguma gordura, é um prato muito reconfortante quando servida quente em noites frias, tal como a de Natal. Basta que coza uma galinha inteira numa panela com água, sal e um fio de azeite. Após a cozedura deve aproveitar a mesma água para cozer a massa que vai introduzir na canja, desfiando a galinha à parte. Assim que a massa estiver cozida, junte a galinha e sirva com uma folha de hortelã, que dá um sabor muito especial.
Pode optar pela receita que sugerimos. Uma deliciosa canja de galinha fica sempre bem nesta noite de união. 

Brandade de bacalhau

Não podia faltar à mesa um prato de bacalhau. E com este ingrediente principal, cada um escolhe o prato que mais gosta. 
O brandade de bacalhau é apreciada por muitos, e de uma confeção relativamente fácil, como pode confirmar com a nossa receita. 

Roupa velha

Este prato é muito útil quando se pretende aproveitar o que restou do bacalhau cozinhado na noite anterior, o que acontece frequentemente no dia de Natal. Basta que coza batatas cortadas às rodelas, bem como ovos. Num tacho à parte, refoga-se alho, cebola e louro em azeite, adicionando posteriormente o bacalhau desfiado e as batatas já cozidas, e deixa-se tudo alourar um pouco. Tempere a gosto e adicione azeite antes de servir, completando com ovos cortados às rodelas e coentros picados.

Rolinhos de peru com alperces e mel

Apesar do nome longo, este prato é muito saboroso e fácil e rápido de preparar. Ótimo para petiscar enquanto o próprio jantar não é posto na mesa. 
É uma excelente entrada, enquanto todos se reúnem e conversam, os rolinhos de peru com alperces e mel abrem o apetite para os pratos principais.

Polvo minhoto

Tradicional da região do Minho e servido especialmente na altura do Natal, este prato ganhou cada vez mais adeptos em todo o país. É de confeção extremamente simples. Basta que coza o polvo num tacho e prepare uma maionese caseira de pimento. Para tal, deve juntar alho, pimento, maionese, sal e água. Por fim, monte um tabuleiro com camadas de pernas de polvo abertas ao meio e a maionese de pimento. Leve ao forno a gratinar e sirva quentinho!

Peru recheado com frutos secos

Normalmente escolhido para o almoço do dia de Natal, o peru recheado com frutos secos é um prato mais demorado. No entanto, faz as delícias de todas as idades. Acompanhe- o com arroz, batata no forno ou uma fresca salada, e desfrute.  

Nesta quadra, mais importante que a tradição que colocamos na mesa é estarmos perto daqueles que mais gostamos. Aproveite o Natal junto de quem mais gosta e escolha os pratos que aconchegam o estômago na sua mesa de Natal!
PARTILHAR 1 LIKES

Sugestões