Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé

SOCIAL

REGRESSO À ROTINA? MANTENHA-SE ATIVO!

As férias estão a terminar e tem de voltar à rotina? A primeira semana é sempre a que custa mais, principalmente quando adotamos um estilo de vida mais ativo e saudável durante as férias. Embora nem sempre seja fácil praticarmos os hábitos que definimos nas primeiras semanas, devido ao stress e aos compromissos do regresso, há sempre algumas atividades que podem fazer parte do dia a dia de trabalho.

Para além da alimentação, é importante manter o máximo de atividade física diária. Os benefícios para a saúde estão cientificamente provados, mas nem sempre é possível fazer exercício físico durante a semana. No entanto, há algumas coisas que pode fazer, para se manter fisicamente ativo/a mesmo no escritório.

Alimentação

A alimentação é um fator muito importante num estilo de vida saudável. Como explicado pela nossa nutricionista, Dra. Ana Leonor Perdigão, no dia da alimentação. É importante comer bem e com qualidade durante o dia, não só considerando que deve ter uma alimentação saudável, mas para que tenha a energia necessária durante o dia de trabalho.

E a par da alimentação, há outras práticas que não devem ser deixadas de parte:

#1 Mantenha-se hidratado/a

É essencial que se mantenha hidratado/a durante todo o dia de trabalho. Cerca de 70% do nosso corpo é constituído por água, pelo que é importante manter os níveis adequados de hidratação durante todo o dia.

Para quem trabalhe em ambientes fechados, com o ar condicionado ligado todo o dia esta questão é ainda mais importante uma vez que a as próprias mucosas (nariz e garganta) são afetadas. Uma boa dica é ter na sua secretária uma garrafa de litro e meio de água, que enche no início de cada dia. Comprometa-se consigo a não sair do escritório até beber, pelo menos, esse litro e meio de água. Se tiver alguma dificuldade em beber água, hoje em dia já existem várias opções como os chás ou tisanas, que tanto podem ser bebidas frias como quentes, ou mesmo as águas com sabor, desde que sem açúcar adicionado.
O importante é manter um bom nível de hidratação.

#2 Fazer refeições saudáveis

Uma alimentação saudável ajuda a sentir-se bem e aumenta a produtividade.

Nem sempre é fácil comer de uma forma saudável. Se no seu local de trabalho ou arredores não houver uma opção onde possa comer refeições saudáveis, pode considerar cozinhar em casa e levar uma pequena marmita para o trabalho.

#3 Aproveitar melhor a hora de almoço

Pode e deve aproveitar melhor a hora de almoço. Sempre que possível, desligue o computador, não preste atenção ao telemóvel e acima de tudo, não coma na secretária e convença os seus colegas a fazer o mesmo!
A hora de almoço deve ser uma hora em que se pode abstrair do que se passa no seu trabalho e aproveitar para relaxar um pouco.
Saia do escritório e dê uma caminhada de 10 minutos pela área circundante. A “mudança de ares” vai ajudar a que a parte da tarde corra melhor. Uma hora de almoço bem aproveitada dá energia para todo o trabalho que falte fazer.

Exercício

O exercício físico é algo indispensável como parte de um estilo de vida saudável, ativo e equilibrado.
Apesar de altamente recomendado nem sempre é possível fazer exercício físico todos os dias. No entanto, há pequenas coisas que pode fazer durante o seu dia de trabalho para se manter fisicamente ativo.

#1 Praticar exercício no caminho

Algumas empresas proporcionam aos seus trabalhadores todas as condições para que estes se desloquem para o trabalho em meios de transporte alternativos. Se tal for possível, considere a opção de se deslocar de bicicleta para o trabalho. Não só é amigo do ambiente, como também acaba por fazer um bom exercício todos os dias.

A opção de sair do transporte público na paragem anterior nunca passa de moda. Assim como as escadas em vez do elevador. Mesmo que o local onde trabalha não permita certas alternativas, há sempre opções que podem tornar o dia mais ativo.

Ainda assim, pode juntar à rotina a ida ao ginásio antes ou depois do trabalho, como também desafiar os colegas para sessões de exercício, como uma aula de Yoga, uma corrida, um jogo de futebol, ou mesmo uma simples caminhada.

#2 Fazer pequenos intervalos

Se trabalha num escritório, certamente que passa muito tempo sentado/a. É importante que, de tempos a tempos, se levante e dê uma pequena volta pelo escritório. Ao desviar os olhos do computador por alguns minutos, estará a dar um pouco de descanso à sua vista. Para além disso, passar muito tempo sentado gera e agrava alguns problemas relacionados com a má circulação.

Ao fazer pequenos intervalos, terá certamente uma vida mais saudável, pois não se irá sentir tão cansado no final de um dia de trabalho. Nestes pequenos intervalos, pode também fazer alguns alongamentos, para promover a circulação sanguínea em regiões do corpo que não estejam tão ativas durante o dia.

#3 Manter uma boa postura

É importante manter uma boa postura no local de trabalho, principalmente se as suas funções envolverem ficar em pé muito tempo, trabalho de computador ou tarefas repetitivas. A boa postura é um hábito que se instala com o tempo. Pode demorar até sentir os efeitos de manter uma boa postura. No entanto, a longo prazo irá agradecer a boa postura que teve, evitando dores de costas crónicas ou outros problemas de saúde.
PARTILHAR 1 LIKES

Sugestões