Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé

SOCIAL

CUIDADOS A TER COM O SOL EM 2018

Embora as temperaturas altas não se tenham mantido constantes nesta Primavera, sabemos que o Verão está a chegar. E com ele chegam os momentos ao ar livre.
Entre a praia, campo, ou atividades na cidade, escolha e programe adequadamente.
A exposição ao sol e aos raios UV (ultravioleta), é algo que deve ser avaliado com cuidado. Apresentamos abaixo algumas regras que ajudam a manter a saúde da sua pele quando exposta ao sol e raios UV.

Preferências à parte, há um fator comum que não pode ser descurado: o Sol!

Chega também a altura da pele bronzeada. Embora a exposição ao sol e raios UV seja importante para a produção de vitamina D, é preciso ter em atenção que o bronzeamento tem que ser feito de maneira adequada evitando queimaduras e danos mais graves.

Assim, existem cuidados a ter com o sol que não devem ser desrespeitados. Embora o bronzeado seja algo que nos faz sentir bem, é importante perceber em que medida se deve proteger.

#Mantenha-se informado

A temperatura, humidade e níveis de radiação UV é algo que pode afetar o seu bem-estar, caso opte por uma atividade ao ar livre. Antes de sair de casa, informe-se sobre as condições climatéricas. Esta questão é ainda mais importante quando tem a seu cargo, bebés, crianças ou idosos, pois aqui a vulnerabilidade é maior.

Pode fazê-lo através de um meio de comunicação tradicional como jornal, televisão ou rádio, ou optar por pesquisar diretamente na Internet ou instalar uma app que permite consultar esta informação no seu smartphone.

Sugerimos o IPMA (Instituto Português do mar e atmosfera (https://www.ipma.pt/pt/index.html), ou instalar a app no seu iPhone (https://itunes.apple.com/pt/app/meteo-ipma/id889918105?ls=1&mt=8), ou no seu Android (https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.ipma.meteo&hl=pt_PT).

#Evitar as horas de maior calor

Este cuidado não é novidade. É importante evitar as horas de maior calor, principalmente na exposição solar. Crianças e idosos têm que ter especial atenção nestes momentos. Opte pelos horários entre as 8h e as 11h30 e a partir das 16h30.

Se gosta de apanhar sol para ganhar alguma cor e ativar a melanina, é importante que saiba que não é saudável bronzear intensamente, muito menos no primeiro dia de praia. O bronzeado deve ser conseguido lenta e progressivamente, de uma forma saudável.

Nos primeiros dias, não esteja exposto mais de duas horas ao Sol, e nunca no horário de maior calor.

Por isso, apanhe sol nas horas aconselhadas e notará um bronzeado mais bonito e saudável. Pois só num bronzeado progressivo é que a produção de melanina será feita de modo a não queimar a pele.

#Manter a hidratação

A hidratação é muito importante durante o ano inteiro e em qualquer estação. No entanto, durante o verão é importante reforçar a ingestão de líquidos.

Uma vez que as temperaturas aumentam o calor vai acabar com as reservas de água com mais facilidade.
A ingestão de líquidos, idealmente água, também ajuda o corpo a manter a temperatura para evitar insolações.

É um ponto a favor na manutenção do bronzeado. A hidratação da pele é muito importante. Se não beber água suficiente a pele queima e descama mais depressa e vai tornar-se mais difícil manter o bronzeado.

#Proteger os olhos, pele e cabelo

A utilização de protetor solar, chapéu e óculos de sol é muito importante. É fundamental que escolha um protetor solar com fator de proteção adequado ao seu tom de pele, sinais e idade.

Antes de fazer a primeira exposição solar, faça uma exfoliação ligeira na pele para eliminar as células mortas e a mesma ficar mais resistente e limpa.

Em relação aos óculos, verifique se as lentes têm proteção aos raios UV e mude de lentes, caso não tenham.

#Alimentação

É importante que nos dias mais quentes faça uma alimentação mais leve.

Aproveite os alimentos que ajudam a manter o bronzeado como é o caso dos alimentos de cor amarela e/ou alaranjada. A cor destes alimentos deve-se à presença de Betacaroteno.

Estes alimentos são ricos em Vitamina A e betacarotenos que vão proteger a pele, intensificar o seu bronzeado e prolongá-lo. Os alimentos ricos em Vitamina A são importantes pois a Vitamina A estimula a produção de melanina. São alimentos como a abóbora, cenoura, citrinos e até alguns vegetais verdes como o agrião e os espinafres.

É importante a ingestão de frutas para ajudar à regeneração da pele, assim como alimentos ricos em ómega-3 que têm a particularidade de ajudar a prevenir as queimaduras provocadas pelo sol.

Outros alimentos como é o caso da beterraba e os frutos vermelhos, como são ricos em antioxidantes, ajudam a preservar a pele. O que consequentemente mantém o bronzeado durante mais tempo.

#Mantenha a pela hidratada

Tão importante como os cremes protetores antes e durante a exposição solar, são os cremes hidratantes após a mesma. Depois do banho, opte por um creme hidratante, de preferência específico para ser colocado após a exposição solar. Os cremes com extratos de camomila, cenoura ou aloé-vera têm propriedades calmantes que ajudam a pele a regenerar após a exposição solar.

Pode conferir alguns cuidados nos 5 gestos para manter a pele bronzeada. Siga as dicas para manter o seu bronzeado de um modo duradouro e saudável. Aproveite o verão e o sol com os cuidados necessários que é importante ter.
PARTILHAR 20 LIKES

Sugestões