Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé

SOCIAL

UM DIA NO MUSEU ROMÂNTICO

O Museu Romântico da Quinta da Macieirinha situa-se numa zona antiquíssima onde existiram diversas quintas, nomeadamente a chamada Quinta do Sacramento ou da Macieira.

Nesta casa de campo que pertenceu a António Ferreira Pinto Basto, viveu por dois escassos meses o exilado rei do Piemonte Carlos Alberto.

Adquirida a quinta pela Câmara Municipal do Porto, ali foi instalado o museu que abriu em 1972. As dependências que se encontram abertas ao público foram objeto de modificações sucessivas, de forma a tornar mais legível o espírito de uma residência burguesa do século XIX e a destacar aspetos ligados à implantação do romantismo, como movimento literário e artístico. Foram igualmente tratadas de forma específica as dependências relacionadas com a presença e a morte do rei Carlos Alberto no local, tendo sido reconstituídos os ambientes com réplicas da mobília oferecidas pelo rei Humberto de Itália. 

Vem viver os jardins da Quinta da Macieirinha
Uma mala de atividades com jogos, histórias e materiais que ajudam a explorar os jardins, seguindo-se diferentes pistas.
Duração: 1.30h

Jogos e brincadeiras de outros tempos
Venham viver um dia no século XIX, conhecendo o quarto das crianças do museu e alguns brinquedos; depois, divirtam-se a brincar, no jardim, com alguns jogos de antigamente, que se encontram guardados numa caixa requisitável gratuitamente.

Da Quinta ao Rio
Este pedipaper explora, de forma divertida, o território de Massarelos, desde o Museu Romântico, antiga Quinta da Macieirinha até ao Museu Vinho do Porto, junto do Rio Douro. Um percurso autónomo recheado de descobertas e desafios. 
Sugere-se: máquina fotográfica, água, chapéu, calçado e vestuário confortável.

Estas atividades são autónomas, sendo desenvolvidas através de materiais produzidos para o efeito e  requisitáveis (por marcação prévia) gratuitamente.


Obs.: Entrada gratuita ao fim de semana. Para as atividades dirigidas a famílias, durante o fim-de-semana, aconselha-se a idade mínima de 5 anos e é necessário marcação prévia.

 


MUSEU ROMÂNTICO DA QUINTA DA MACIEIRINHA

Rua de Entrequintas, 220 - Porto

Tel: 226 057 032


Conteúdo fornecido por Estrelas e Ouriços – (http://estrelaseouricos.sapo.pt/home)

PARTILHAR 10 LIKES

Sugestões