Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé

SOCIAL

PARA ALÉM DOS GRUPOS

BEBIDAS

A água é a melhor bebida para satisfazer a sede, mas pode recorrer-se a outras bebidas desde que não contenham adição de açúcar, álcool ou cafeína.
Os sumos de fruta naturais e os chás sem cafeína (camomila, cidreira, limão, tília...) são alguns exemplos.


CAFEÍNA

O café e alguns chás e refrigerantes contêm cafeína, substância estimulante cuja ingestão deve ser limitada a um máximo de 300mg por dia. No caso de crianças e adolescentes o seu consumoe está desaconselhado.

Teores Médios de Cafeína

1 Café Cheio

125

1 Refrigerante

46

1 Café Médio

115

1 Chávena de Chá

36

1 Café Curto

104

1 Descafeínado

2

BEBIDAS ALCOÓLICAS

As bebidas alcoólicas contêm por definição, álcool etílico ou etanol. O seu consumo é totalmente desaconselhado a crianças, jovens, grávidas e aleitantes. Com moderação, e a acompanhar as refeições, os adultos podem consumir sem risco.  

 

HOMENS

MULHERES

CERVEJA (5º)

3 copos fino/imperial

2 copos fino/imperial

VINHO (12º)

2 copos pequenos

1 copo pequeno

WHISKEY (12º)

1/3 de copo

1/5 de copo


AÇÚCAR E PRODUTOS AÇUCARADOS

Refrigerantes, bolos, chocolates, compotas, rebuçados e outros doces são exemplo de alimentos especialmente ricos em açúcar. O consumo deste tipo de alimentos deve ser feito, preferencialmente, no final das refeições, e a sua ingestão não deve ser diária mas sim restrita a ocasiões festivas.

A leitura cuidadosa dos rótulos é fundamental na selecção de alimentos com reduzido teor em açúcares. Sob a designação de açúcares engloba-se, por exemplo, sacarose (vulgar açúcar de mesa), glucose, dextrose, frutose, maltose, lactose, açúcar invertido, mel,melaço, entre outros.

SAL E PRODUTOS SALGADOS

A quantidade de sal ingerida por dia deve ser inferior a 5g. A melhor forma de satisfazer esta recomendação é moderar não só o consumo de produtos salgados (por ex: produtos de salsicharia/charcutaria, alimentos enlatados, batatas fritas, aperitivos, ...) mas também a utilização de sal em natureza.

A leitura atenta dos rótulos é fundamental na selecção de alimentos com reduzido teor de sal e sódio. O termo sódio isolado ou em combinação com outras palavras (por ex: cloreto de sódio) é utilizado para descrever a fonte de sódio presente no alimento.

A substituição do sal por ervas aromáticas (aipo, alecrim, alho, cebolinho, coentro, estragão, hortelã, louro, oregão, salsa,...) e especiarias (açafrão, baunilha, canela, caril, colorau, noz-moscada,...) na preparação e confecção de alimentos é uma boa forma de adicionar sabor e realçar a cor aos alimentos.

PARTILHAR 30 LIKES

Glossário

Sugestões