Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé

SOCIAL

NOVOS ACOMPANHAMENTOS PARA DIVERSIFICAR AS SUAS REFEIÇÕES

Torna-se cada vez mais importante tomar atenção ao que comemos diariamente. Com o aumento da esperança média de vida, vivemos mais anos e, como tal, estes têm que ser bem vividos. As suas escolhas alimentares são, sem dúvida, parte integrante de uma alimentação saudável, equilibrada e de qualidade.

Nada como uma alimentação diversificada que passa também pela escolha dos acompanhamentos. Esquecendo um pouco os acompanhamentos mais tradicionais, como é o caso do arroz, da batata e das massas, existem outros que tornam as refeições mais coloridas e cheias de sabor e nutrientes.

Saladas

As saladas cruas são um excelente acompanhamento para qualquer refeição, principalmente no Verão. Além de frescas, possuem um elevado teor de água, algo que também está relacionado com os ingredientes que coloca para compor a mesma.

Salada de alface com tomate, cebola e pepino. Ou mesmo uma salada só com tomate, cenoura ralada e rúcula. Tem ainda algumas sementes que podem ser acrescentadas aumentando o teor de fibra, como é o caso das sementes de linhaça.

Diversifique a composição da sua salada, acrescentando novas cores e sabores.

#1 Salada de alface

A salada de alface é conhecida por todos e é o que compõe a base da maior parte das saladas. Os mais pequenos nem sempre gostam deste acompanhamento, mas é importante que desde cedo a salada seja introduzida na sua alimentação. Excelentes complementos para uma salada de alface e que a tornam mais divertida e colorida são, por exemplo, azeitonas laminadas, tomate chucha ou cherry, cebola branca ou roxa, queijo feta, milho, cogumelos... As possibilidades são imensas – só tem que dar asas à sua imaginação!

#2 Salada colorida

Sempre que falamos de salada, pensamos em alface e outras folhas verdes. Ora, não tem que ser necessariamente assim! Pode criar uma salada bastante colorida sem incluir “verdes” – que são normalmente o pesadelo dos mais novos. Por exemplo, ao adicionar beringela, cenoura ralada, cebola, azeitonas, milho, beterraba, cria uma excelente salada em termos nutricionais e os mais pequenos vão de certeza adorar!

Pode ainda optar por uma salada de cuscuz, que é um ótimo acompanhamento. Tanto no Verão como no Inverno. Uma vez que a pode comer quente ou fria.

Purés

Os purés são normalmente feitos de batata cozida triturada. Apesar de muito deliciosos, não são das opções nutricionais mais interessantes. Os mais novos são normalmente atraídos pela textura cremosa dos purés, que é relativamente fácil de imitar com outras leguminosas e vegetais nutricionalmente mais ricos.

#1 Puré de bróculos

Para criar um excelente puré de bróculos, rico em fibras e cálcio, pode começar por cozer alguns bróculos inteiros. Os bróculos demoram algum tempo a cozer, pelo que deve aguardar até que fiquem bem cozidos. Em seguida, pode triturá-los com a ajuda de uma varinha mágica e juntar um pouco de leite, que ajuda a criar a textura cremosa.

#2 Puré de abóbora e cenoura

Uma excelente opção para quem não gosta de puré é a de experimentar puré de abóbora e cenoura. Basta para isso cozer uma porção de abóbora e algumas cenouras descascadas e cortadas. Respeitando o tempo de cozedura de cada vegetal, deve triturar assim que estiverem bem cozidos. O resultado vai deixá-lo maravilhado/a – terá um puré que é ligeiramente doce e que tem uma cor alaranjada bastante viva!

Pode retirar a abóbora e aventurar-se numa receita diferente de um puré de cenoura com tomilho.

#3 Puré de couve-flor

Esta receita é uma excelente maneira de iludir os mais novos e lhes dar um acompanhamento mais saudável. A couve-flor, quando cozida e triturada sob a forma de puré, assemelha-se bastante a um puré tradicional de batata cozida. No entanto, o puré de couve-flor é nutricionalmente mais rico que o puré de batata, maioritariamente por não ter na sua composição níveis elevados de hidratos de carbono.

#4 Puré de batata doce

A batata doce tornou-se um alimento muito procurado nos últimos tempos e chegou para ficar! Pode simplesmente substituir a batata tradicional por batata doce, ou até mesmo misturar ambas, e fazer um excelente puré. Tal como o nome, a batata doce é muito semelhante à batata tradicional mas com a particularidade de ser relativamente doce. Ao cozinhar este alimento, tenha atenção ao tempo de cozedura, que é superior ao da batata tradicional.

Batatas fritas

A grande maioria das pessoas gosta de batatas fritas, quer sejam caseiras ou de pacote. Infelizmente, uma alimentação saudável não deve incluir grandes quantidades destes alimentos, pelo seu alto teor calórico e em gorduras. Quando fritamos um alimento, aumentamos até duas vezes o seu peso em gorduras, que têm um grande impacto na saúde. Pode incluir na sua alimentação algumas opções que se assemelham ou até mesmo substituem batatas fritas.

#1 Chips de courgete

Ao substituir a batata por courgete, pode criar uma versão relativamente mais saudável das tradicionais batatas fritas. Corte as courgetes em rodelas finas e leve a fritar durante não mais do que cinco minutos. Apesar da courgete não ter tantos hidratos de carbono como a batata, o facto de ser frita torna-a num acompanhamento menos saudável.
Como tal, em vez de as fritas, pode colocá-las num tabuleiro e levá-las ao forno. Tempere-as com um pouco de sal e orégãos. Simples e estaladiças.

#2 Chips de beterraba

As chips de beterraba são também uma excelente alternativa às batatas fritas. No entanto, a beterraba acaba por ser uma escolha menos comum, pois nem todos gostam do seu sabor. Corte rodelas bem finas e leve a fritar durante poucos minutos. Polvilhe com sal a gosto – mas com moderação! – e desfrute!

#3 Batata doce frita

A batata doce é uma excelente alternativa à batata normal. Quer seja cozida, frita ou assada, esta batata tem um sabor doce característico. A batata doce pode ser cortada aos palitos e frita tal e qual como a batata tradicional, ou alternativamente pode ser colocada no forno. Esta é uma solução muito mais saudável, pois a batata irá assar e criar uma pequena camada crocante no exterior. Acaba por obter um acompanhamento muito mais saudável e com um baixo teor em gorduras.

#4 Palitos de cenoura

Os palitos de cenoura são um excelente acompanhamento de qualquer refeição, e servem também como lanches muito saudáveis. Preferencialmente, a cenoura deve ser comida descascada e crua. Já quando é cozinhada, o teor de açúcares livres aumenta e perde algum interesse nutricional.
PARTILHAR 1 LIKES

Glossário

Sugestões