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5 BENEFÍCIOS DA HORTALIÇA E DOS LEGUMES QUE DEVE CONHECER

1. Excelentes fontes de vitaminas e minerais

Os hortícolas são excelentes fontes de vitaminas e minerais. Muitos destes nutrientes apresentam propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres existentes no nosso organismo, responsáveis por diversas patologias. 


2. Contribuem para um bom funcionamento intestinal

A Roda dos Alimentos recomenda 3 a 5 porções diárias de hortícolas, sendo que uma porção corresponde a 180 g de hortícolas crus (duas chávenas almoçadeiras).Quando consumidos nas quantidades recomendadas, os hortícolas, por serem excelentes fontes de fibra e de água, contribuem para o bom funcionamento intestinal, evitando o aparecimento de obstipação.


3. Conferem saciedade, contribuindo para a manutenção do peso 

Por apresentarem grandes quantidades de fibras e de água, os produtos hortícolas são ótimos para conferir sensação de saciedade. Iniciar uma refeição com uma sopa rica em hortícolas é uma excelente estratégia para ingerir menos quantidade do segundo prato, geralmente mais calórico que a sopa e com menor densidade nutricional. 


4. Podem constituir uma refeição económica e muito saudável

Atualmente, a disponibilidade e a variedade de hortícolas é enorme e podem ser comprados em qualquer supermercado ao longo de todo o ano, quer frescos, congelados, em conserva, etc. Aproveitando a enorme disponibilidade e o baixo custo destes produtos, por que não aumentar o seu consumo? Existem inúmeros pratos de rápida confeção que podem ser feitos apenas com hortícolas!


5. Os benefícios diferem com o método de confeção dos alimentos

Estes alimentos podem ser consumidos de diversas formas: crus, cozidos, estufados, salteados, como acompanhamento em saladas, purés, soufflés... Contudo, alguns métodos de confeção são mais vantajosos que outros, no que respeita à preservação das vitaminas e minerais dos alimentos. 

Quando consumidos em cru, todos os seus nutrientes são aproveitados. Quando sujeitos a um determinado processo de confeção perdem parte dos seus nutrientes. Por exemplo, na água da cozedura dilui-se parte das vitaminas e minerais dos alimentos, sendo, na maioria das vezes desperdiçada.

Na sopa, uma vez que a água de cozedura dos hortícolas é aproveitada, grande parte das vitaminas e minerais dos alimentos é consumida.

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