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QUEIJO FRESCO

O queijo fresco apresenta como principal ingrediente o leite de vaca, cabra ou ovelha, e obtém-se através dos seguintes processos:

1. Coagulação ácida: adição de bactérias (por vezes também se adiciona o coágulo – enzimas) ao leite pasteurizado, acidificando-o. As gorduras e proteínas sofrem uma pré digestão, tornando-se mais suaves e digeríveis pelo organismo.

2. Incubação: repouso do queijo à temperatura de 25 a 30ºC para formação da coalhada.

3. Dessoramento: libertação do soro que envolve a coalhada.

4. Moldagem: o queijo é moldado, adquirindo a sua forma final.

 Existem diferentes tipos de queijos frescos:

  • Queijo de Burgos
  • Petit Suisse
  • Queijo Quarck
  • Queijo Feta
  • Queijo Cottage 

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

A libertação do soro, no processamento do queijo, resulta numa concentração das substâncias nutritivas do leite no produto final. O queijo fresco destaca-se pelo seu conteúdo em cálcio de fácil assimilação, fósforo, vitaminas do complexo B (principalmente B2, B12 e niacina) e vitaminas lipossolúveis, como a vitamina A e a vitamina D. O seu teor em gordura varia com o leite que lhe dá origem, mas pode também resultar da adição de nata.

É uma excelente fonte de proteínas de alto valor biológico, ou seja, fornece todos os aminoácidos essenciais.

Embora seja dos queijos com menor conteúdo em gordura, esta está presente maioritariamente sob a forma de gordura saturada. Assim, o seu consumo deve ser moderado em pessoas com problemas cardiovasculares (colesterol elevado, hipertensão, etc).

Os nutrientes do queijo fresco são mais facilmente assimilados e aproveitados que os do leite, graças à fermentação produzida por bactérias e/ou coágulo adicionados ao queijo, durante o processo de fabrico.

Tabela de composição nutricional (100 g de Parte Edível)

 

Quarck Meio-Gordo

Serra Fresco

Quarck Magro

Energia (Kcal)

124

333

60

Água (g)

78,8

45,5

84,6

Proteínas (g)

8,1

21

10,3

Lípidos (g)

8,5

27

0,3

Hidratos de Carbono (g)

3,9

0,2

4

Vitamina A (µg)

90

240

0

Vitamina D (µg)

0,05

0,21

0

Vitamina B2 (mg)

0,24

0,6

0,28

Vitamina B12 (µg)

1,3

1,4

1,3

Niacina (mg)

1,1

0,6

1,1

Cálcio (mg)

105

700

120

Fósforo (mg)

122

475

149

g = grama; mg = miligrama; µg = micrograma; parte edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido, depois de rejeitados todos os desperdícios.

Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge

COMO COMPRAR E CONSERVAR

O seu teor de humidade é muito elevado comparativamente a outros tipos de queijo. Assim, o seu período de conservação não deve ultrapassar uma semana. Conservam-se sempre no frigorífico.

COMO UTILIZAR

É um queijo ideal para o pequeno-almoço, ou para o  lanche, a acompanhar com pão, bolachas ou tostas. Pode ainda utilizar para acompanhar saladas, ótimo para quando o tempo está mais quente. Há ainda quem utilize o queijo fresco para doces, como é o exemplo desta tarte de queijo fresco, iogurte e pêssego.







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