Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé


SOCIAL

APRENDA A FAZER FRUTA DESIDRATADA

Esqueça os pacotes de fruta desidratada do supermercado. Este é um snack que se faz facilmente em casa. Até porque estamos a falar de uma receita de um ingrediente apenas. Mas caso se esteja a questionar sobre como fazer fruta desidratada: sim, pode vir a precisar de um equipamento especial; ou pode sempre optar pelo micro-ondas ou forno.

Existem várias maneiras de desidratar fruta. Pode confiar no micro-ondas para desidratar as lascas de fruta ou fazê-lo no forno. Mas nenhum método é tão infalível como a ferramenta de cozinha feita especificamente para o efeito: um desidratador de alimentos.

A desidratação consiste em remover a água e humidade dos alimentos. E, para tal, segundo uma publicação da Universidade da Virgínia, são necessárias 3 condições:

  • Uma fonte de calor – A uma temperatura entre os 49ºC e os 65ºC. Deve ser quente o suficiente para forçar a extração da água do alimento, mas demasiado baixa para o cozinhar.
  • Baixa humidade do ar – para facilitar a extração da água do alimento para o ar.
  • Ventilação do ar – uma boa ventilação permite um processo mais rápido e com melhores resultados.

Independentemente da ferramenta de cozinha que usar para fazer fruta desidratada deve começar com estes 4 passos: 

1) Escolha fruta da época.

Há quem pense que desidratar fruta é uma maneira de a consumir quando já não está boa. Mas, na verdade, a desidratação concentra o sabor. Por isso, é essencial que escolha fruta fresca para um resultado mais saboroso.

2) Lave e descasque.

Deve começar por lavar bem a fruta. Descascar ou não, depende de si. Mas lembre-se que as cascas ficarão sempre com uma textura mais dura.

3) Corte a fruta em pedaços.

Corte em pedaços mais pequenos e de tamanho uniforme. Quanto mais pequenas forem as porções, menor será o tempo de desidratação. Atenção: as fatias encolhem à medida que secam. O aconselhável é que corte em pedaços um pouco maiores do que pretende para o resultado final.

4) Mergulhe as frutas em sumo de limão.

É uma alternativa ao branqueamento. O branqueamento consiste em colocar as frutas em água a ferver ou em vapor de água durante alguns minutos. Depois passam-se por água fria corrente para que arrefeçam.  Serve para neutralizar as enzimas que podem alterar a cor, valor nutricional e sabor das frutas desidratadas. No caso do sumo cítrico, colocam-se as frutas num banho de sumo de limão com água durante alguns minutos. Evita-se assim o seu escurecimento e oxidação. 

Como desidratar frutas

Passemos então ao processo de desidratação propriamente dito.

No desidratador de alimentos: Prepare as bandejas do desidratador, untando com um pouco de óleo para evitar que os alimentos adiram aos mesmos. Disponha-os ao longo da bandeja separados e com espaço uniforme entre si. Leve ao desidratador, previamente aquecido a 60º e deixe ficar durante algumas horas. O tempo de desidratação irá variar consoante o tipo de produto, o amadurecimento da fruta e de como está fatiada. Saiba aqui quais os tempos recomendados pelo Centro de Conservação Alimentar da Universidade de Geórgia. 

No forno: Deve verificar se possui ou não ventilação. Para um forno sem ventilação, a porta deve ficar aberta para garantir a circulação de ar e baixa humidade. A temperatura do forno deverá também manter-se entre os 40º e os 60º.

Fruta

Preparação
(após higienização)

Tempo de imersão em sumo de limão
(minutos)

Tempo de desidratação
(60ºC)

Teste após arrefecimento

Maçãs

Descascar, remover caroço e cortar em rodelas finas (0,3 cm)

3-5

6-12h

Macia, maleável ao toque, sem humidade do centro

Alperces

Cortar em metade e retirar caroço

3-5

23-36h

Macia, maleável ao toque, sem humidade do centro

Bananas

Descascar e cortar em fatias finas (0,3 cm)

3-5

5-24h

Tom acastanhado, textura maleável ou quebradiça

Figos

N/A

N/A

12-20h

Fresco, maleável, ligeiramente pegajoso mas não húmido

Uvas

N/A

0,5-1 (opcional)

12-20h

Textura semelhante a uva-passa, sem humidade no centro

Pêssegos
Nectarinas

Cortar em metades depois da imersão

3-5

36-48h

Macia, maleável ao toque, sem humidade do centro

Dióspiros

Firmes ao toque, cortar em fatias com faça de aço inoxidável

N/A

18-24h

Tom ligeiramente acastanhado, macio mas não pegajoso

Ameixas

N/A

1,5 (opcional)

24-36h

Superfície irregular, caroço não deve sair ser não for cortada


No micro-ondas: Demora algum tempo. Frutas como peras, mangas, e maçãs necessitam de cerca de 45 minutos de desidratação. Basta colocar a fruta fatiada no microondas e coloque o aparelho em modo descongelamento. Durante a meia hora seguinte observe o estado das frutas e vire as fatias de fruta, se achar necessário. Por fim, basta deixar que arrefeçam caso a textura esteja a seu gosto. 

Como armazenar a fruta desidratada

Deixe arrefecer completamente e transfira para recipientes hermeticamente fechados, jarros de vidro ou bolsas para congelador. Armazene em lugares frescos e escuros. Depois de alguns dias, agite um dos recipientes. Se notar alguma humidade, transfira o conteúdo novamente para o desidratador para outra secagem. Quando desidratadas e armazenadas adequadamente, as frutas e legumes podem durar vários meses. 
PARTILHAR 0 LIKES

Glossário

Sugestões