Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé

SOCIAL

OS CEREAIS SÃO IMPORTANTES: SAIBA PORQUÊ

Os benefícios dos cereais, nas diferentes fases da vida e nos diferentes momentos do dia

Desde a antiguidade, os cereais, quer consumidos em grão, quer como ingrediente de inúmeros outros alimentos (como o pão, as massas, os flocos de cereais, os cereais de pequeno-almoço ou até na forma de bebidas), constituem a base da alimentação humana, pela sua riqueza nutricional e por serem excelentes fontes de energia, associada a um conjunto importante de nutrientes reguladores. 

Historicamente, os cereais fazem parte da chamada Dieta Mediterrânica e ainda hoje, segundo a Roda dos Alimentos, um adulto deve ingerir diariamente entre 4-11 porções de alimentos deste grupo, representando cerca de 30% do total de alimentos diários. 

Os cereais vistos à lupa

O principal nutriente garantido pelos cereais são os hidratos de carbono, base energética de um padrão alimentar saudável. Entre 55% e 65% do total calórico do dia deve ser proveniente desde nutriente, idealmente de tipo complexo, como é o caso do amido que se encontra nos cereais. 

Em teores menos significativos na composição dos cereais surgem as proteínas e as gorduras. 

No que respeita aos nutrientes reguladores, os cereais são ricos em vitaminas do complexo B, nomeadamente B1 (tiamina) e alguns minerais como selénio, zinco, cobre, ferro, magnésio e fósforo.

Na sua versão completa ou integral, a fibra é também um nutriente significativo nestes alimentos.

Cereais ao longo da vida e em cada momento do dia

Os cereais, na forma de papas simples à base de arroz ou milho, são frequentemente o primeiro alimento sólido da alimentação do bebé, a partir dos 4-6 meses. Nesta fase, em que o leite deixa de ser suficiente para assegurar toda a energia e nutrientes que o bebé necessita para um período de grande crescimento, as papas de cereais têm a vantagem de apresentar uma densidade calórica e nutricional ótima para a pequena capacidade gástrica do bebé. 

Em grão ou em qualquer dos seus derivados, são os cereais que, em cada fase da vida, suportam as necessidades calóricas diárias. 

Seja ao pequeno-almoço para garantir um início de dia cheio de energia, seja nas refeições intercalares para repor a energia necessária para o melhor desempenho físico e intelectual ao longo de todo o dia, assim como nas refeições principais, os cereais são sempre fonte saudável e equilibrada de energia. 

Os cereais na Nestlé

A Nestlé é uma empresa com mais de 90 marcas e que está em Portugal há mais de 90 anos. 

Dentro do seu portefólio, uma parte significativa dos seus produtos são feitos à base de cereais produzidos localmente na fábrica de Avanca, a partir de matérias-primas nacionais. 

No quadro da vasta oferta disponível, pode encontrar cereais na farinha láctea e não láctea CERELAC, na farinha PENSAL, nos flocos de cereais NESTUM, nos cereais de pequeno-almoço ESTRELITAS, CHOCAPIC e NESQUIK, entre outros, e ainda nas bebidas de cereais MOKAMBO, BOLERO, BRASA, TOFINA E PENSAL. 

Em todos eles, pode encontrar os benefícios dos cereais, de forma nutricionalmente equilibrada e com um sabor agradável.

Falamos de marcas há muito enraizadas nos hábitos alimentares dos portugueses, merecedoras de confiança e reconhecimento. 

OS CEREAIS SÃO NESTLÉ!

*1 porção de alimentos do grupo dos cereais corresponde a:
  • 1 pão (50g)
  • 1 fatia fina de broa (70g)
  • 1 e ½ batata – tamanho médio (125g)
  • 5 colheres de sopa de cereais de pequeno-almoço (35g)
  • 6 bolachas – tipo Maria 7 água e sal (35g)
  • 4 colheres de sopa de arroz / massa crus (35g)
  • 4 colheres de sopa de arroz / massa cozinhados (110g)
PARTILHAR 129 LIKES

Glossário

Sugestões