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ALIMENTAÇÃO INFANTIL

ALIMENTAÇÃO INFANTIL

A alimentação infantil deve fornecer energia suficiente para o normal desenvolvimento e crescimento das crianças. Tal como a alimentação dos adultos, a alimentação infantil deve ser equilibrada e variada.

Aqui ficam algumas sugestões que contribuirão para assegurar uma correta e adequada alimentação infantil:

- Acrescente à alimentação do seu filho, como principal fonte de energia, alimentos ricos em hidratos de carbono complexos: pão de mistura, batata, arroz, massa, etc. Podem ter um sabor diferente para o seu filho, pelo que deverá habituá-lo gradualmente porque são mais saudáveis.

- Opte pela abundância de fruta e hortícolas. Jogue com as cores atrativas e variadas destes alimentos e dê largas à imaginação decorando o prato do seu filho e experimentando métodos de confeção que lhe agradem. - Na alimentação infantil diária devem também constar produtos lácteos. São ricos em cálcio e promovem a saúde dos ossos e dentes.

- Utilize quantidades moderadas de carne, peixe, ovos ou alternativas, como as leguminosas, variando entre eles. Tenha atenção ao que o seu filho almoçou na escola e varie. Se o seu filho rejeitar o peixe, procure variar o método de confeção: utilize molhos pouco gordos e misture-o em pedaços pequenos com outros alimentos.

- Assegure-se que o seu filho faz pelo menos 5 refeições por dia. Além do pequeno-almoço, almoço e jantar, os lanches a meio da manhã e da tarde são importantes para manter as crianças ativas e concentradas.

- Adote métodos saudáveis na confeção das refeições. Em condições normais não há propriamente métodos culinários proibidos a crianças. Por regra, evite os fritos, os refogados, os preparados com muitos molhos e gordura e modere o sal. - Se o seu filho seguir uma alimentação saudável, não precisará de suplementos vitamínicos. Em caso de dúvida procure aconselhamento com um profissional de saúde e de alimentação infantil.


Consulte ainda os seguintes artigos relacionados com alimentação infantil:

O que come o seu filho quando não está consigo?

Rendimento escolar

Crianças

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