Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé

SOCIAL

A MELHOR ALIMENTAÇÃO PARA OS SEUS FILHOS


As crianças têm necessidades nutricionais que diferem em cada idade. Mas a variedade e a prevalência de alimentos de origem vegetal vale para todas. Para saber mais veja as nossas dicas e visite os sites que sugerimos.
O melhor guia para alimentar os seus filhos é a Roda dos Alimentos que foi definida e revista por especialistas nestes assuntos. E permite que, num relance, se perceba o que é uma alimentação que proporciona um desenvolvimento saudável.
Ajustar as doses à realidade

Para saber como adaptar as indicações da Roda às necessidades nutricionais dos seus filhos, considere a idade, a atividade física e a constituição de cada um deles.
As doses recomendadas têm sempre uma variação. Assim, uma criança mais pequena e com uma vida sedentária beneficia com a dose mais baixa. Por outro lado, uma criança que tenha muita atividade física, precisa de uma quantidade maior de comida.
No entanto, as proporções entre os diferentes tipos de alimentos, mantém-se relativamente estável. 

Quando comer é difícil
Se o seu filho não gosta de comer vá experimentando novos alimentos e métodos culinários, variando o mais possível. Vá descobrindo os seus alimentos preferidos mas não deixe que estes limitem o seu plano alimentar. Vá-lhe dando a experimentar outros alimentos, aos poucos, sem forçar demasiado. É bom que ele tenha uma alimentação diversificada. 
 
Uma alimentação bem “molhada”
Cuide da hidratação do seu filho. Explique-lhe que beber água ao longo do dia é fundamental para o seu rendimento físico e mental. Coloque uma garrafa de água na sua lancheira ou mochila para que ele beba ao longo do dia. Evite bebidas açucaradas no dia a dia, guardando-as para ocasiões ou dias especiais. Veja na tabela abaixo de quanta água uma criança precisa de beber:

 

Sexos

Idade (anos)

Necessidades Hídrícas

F/M

4-8

1,2 L (~5 copos)

M

9-13

1,8 L (~8 copos)

M

14-18

2,6 L (~11 copos)

F

9-13

1,6 L (~7 copos)

M

14-18

1,8 L (~ 8 copos)


Institute of Medicine. Dietary Reference Intakes for Water, Potassium, Sodium, Chloride, and Sulfate.Washington, DC: National Academy Press, 2004:62–63.
PARTILHAR 26 LIKES

Glossário

Sugestões