Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé

SOCIAL

REGRESSO AO TRABALHO

Voltar das férias é, muitas vezes, sinónimo de muito trabalho: é preciso reorganizar as rotinas da casa, preparar o início do ano letivo das crianças, voltar a calçar saltos e vestir as roupas de trabalho e... tratar de uma montanha de roupa suja. 
Admira-se que muitos falem em depressão pós-férias? Mas descanse, todos este processo pode ser gerido com muita serenidade. Só precisa de um planeamento. Veja as nossas dicas.


Uma coisa de cada vez

Dê tempo ao tempo e não queira tratar de tudo imediatamente. Com certeza precisa de ir ao supermercado. Mas pense se prefere trazer já as compras do mês ou apenas alguns sacos. Pode comprar mantimentos para dois ou três dias. E quando precisar de se abastecer outra vez tudo vai parecer mais fácil. Lembre-se que se fizer as tarefas aos poucos vai assegurar as necessidades da sua família tão bem como se fizesse tudo de uma vez. E o seu humor vai ganhar muito com isso. 

Por falar em humor, se sentir que está muito cansada ou inquieta experimente fazer um sesta. Basta uma hora e os benefícios são inúmeros. 
Se não fizer questão de ter a casa impecavelmente arrumada, até os seus filhos vão entrar na rotina com mais facilidade. Não exija demais de si nem deles.


O valor de uma refeição partilhada

Junte a família à volta da mesa e usufruam deste momento de encontro. Prefira os alimentos e pratos que ajudam o corpo e a mente a retomar os hábitos de trabalho e estudo: Muito peixe, sobretudo atum, salmão e sardinha que são ricos em ómega 3. Este ácido gordo essencial traz muitos benefícios à saúde. Legumes de todas as cores, com as suas diversas vitaminas e hidratos de carbono, que são um dos alimentos principais do cérebro. Prefira os integrais cujo valor nutricional é superior aos refinados. Não se esqueça dos frutos secos e das leguminosas. E nem da sopa, que é uma das melhores maneiras de assegurar o aporte de legumes. 


De volta ao trabalho

Sabemos como é. Ainda com a mente na praia onde passou os últimos dias, chega ao escritório e tudo lhe parece irreal. A sua mesa está no mesmo sítio mas não se sente como antes, há qualquer coisa que parece não fazer sentido. Sente-se assim? Parabéns, é sinal de que relaxou nas férias e as aproveitou como devia. Agora, como em casa, é começar em marcha lenta. Os primeiros dois dias são cruciais, não queira que o seu rendimento seja o mesmo de antes. Mas finte o seu ritmo ainda de férias e chegue uma hora mais cedo. Poderá, sossegadamente, ver os emails – sempre numa quantidade exorbitante quando se volta de férias – e quando os seus colegas e chefes chegarem, já estará pronta para contar as novidades.

Também pode aproveitar este início de ano laboral para incluir hábitos de relaxamento no seu dia a dia. Para quê esperar um novo período de férias para se sentir relaxada outra vez? 


A harmonia acima de tudo

Se planear o timing das tarefas domésticas e conseguir voltar ao trabalho sem stresse, a volta das férias decorrerá de forma tranquila e em harmonia com aquilo que sente. Para que tudo corra ainda melhor, na próxima vez em que for para fora, experimente seguir estas duas sugestões. São medidas muito simples que fazem toda a diferença:

• Faça a sua cama de lavado antes de ir. Quando voltar, toda a confusão inerente será menos incomodativa. E o seu lugar especial estará imaculado.
• Deixe a cozinha impecavelmente arrumada e sem louça por lavar. Será mais fácil arrumar a bagagem e terá mais locais para poisar os mil e um sacos que “nascem” quando se volta de férias.
• No congelador, deixe um prato pronto para, comodamente, poder colocar no forno quando chegar. Que tal esta deliciosa lasanha com legumes? O mais importante é sempre pensar na melhor maneira de não perturbar o sossego familiar. Porque é de harmonia que vive a felicidade.
PARTILHAR 24 LIKES

Sugestões