Intolerância ao glúten: sintomas
Sentes a barriga inchada depois de comer pão, cansaço súbito ou até mesmo enxaquecas que surgem depois das refeições e que parecem não ter qualquer relação com o que acabaste de comer? Estes sintomas são muito genéricos, mas podem sugerir uma situação de intolerância ao glúten. Existem vários tipos de reações adversas ao glúten, desde a alergia à doença celíaca. Estas situações nem sempre são fáceis de identificar, até porque, na grande maioria das vezes, associamos os sintomas a outras coisas que nada têm a ver com a alimentação.
Nem sempre é fácil fazer a associação ao glúten, mas se de alguma forma apresentares uma reação adversa a este elemento, é quase certo que o teu corpo já te tenha dado alguns sinais. Esta proteína, que está presente em vários tipos de cereais como o trigo, a cevada ou até mesmo a aveia, é a responsável por dar a textura elástica às massas, pão e bolos, mas em algumas pessoas pode causar transtornos.
Por ser uma proteína complexa, é composta por dois tipos de proteínas diferentes, as prolaninas e as gliadinas. Estas últimas são constituídas por uma sequência de aminoácidos que o nosso corpo não consegue identificar devidamente e, por isso, considera um corpo estranho ao organismo. O resultado? O nosso organismo vai desencadear um processo de rejeição, que se manifesta através de alguns sintomas.
Estes sintomas variam consoante o grau de sensibilidade ao glúten. Existem diferentes níveis de sensibilidade e em casos mais graves podem surgir alguns sintomas bastante incómodos, quase todos a nível gastrointestinal. Inchaço, dores abdominais, flatulência, prisão de ventre ou diarreia são alguns dos sintomas mais comuns de quem tem intolerância ao glúten.
A estes sintomas juntam-se outros que podem surgir logo após ingerir alimentos com glúten ou a médio prazo. São eles:
- Alternância de períodos de diarreia e prisão de ventre;
- Tonturas ou cansaço excessivo após as refeições;
- Enxaquecas frequentes que surgem principalmente após as refeições;
- Retenção de líquidos;
- Manchas vermelhas na pele;
- Aumento da gordura abdominal.
O que deves fazer se tiveres estes sintomas de intolerância do glúten
Se quando comes alimentos que contêm esta proteína sentes frequentemente um ou mais destes sintomas, o primeiro passo é excluir da tua alimentação todos os produtos que contenham essa proteína e observar se os sintomas desaparecem ou são minimizados. Podes substituí-los por versões sem glúten, já que atualmente existem várias opções no mercado, desde cereais a barras de frutos secos. Nos vários produtos à base de cereais como pão, tostas, bolachas e cereais de pequeno-almoço, deverás optar por versões sem glúten.
Para confirmar se tens efetivamente uma intolerância ou alergia ao glúten, o ideal é fazeres exames junto de um médico alergologista, que confirmará, ou não, o diagnóstico através de vários testes específicos para esse fim.
Ao confirmar-se a intolerância ao glúten, procura a ajuda de um profissional de saúde que te ajude não só a seguir um padrão alimentar de acordo com as tuas necessidades, como também na leitura dos rótulos dos produtos alimentares. Dessa forma, conseguirás evitar alimentos que contenham esta proteína e assim controlar os sintomas da intolerância ao glúten e o seu desconforto.
Conhece os produtos sem glúten da Nestlé aqui.
Vê também
Intolerâncias Alimentares
Intolerância alimentar ou alergia? Embora muitas vezes sejam confundidas, a intolerância e a…
Intolerâncias Alimentares
Uma dieta sem glúten é cada vez mais procurada e não só por quem tem algum tipo de intolerância a…
Intolerâncias Alimentares
Descobre o que é a intolerância à lactose e que cuidados deves ter.